Em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia desta sexta-feira (1), o médico infectologista Marcos Caseiro afirmou que a nova subvariante Erin causará um aumento de casos de covid-19 nos próximos meses.
O especialista em infectologia afirmou que existem fortes evidências de que a subvariante Erin, por ser muito mutável e altamente contagiosa, deve causar um pico de casos nos próximos meses.
Te podría interesar
“Eu imploro que as pessoas vão se vacinar. Essa é a melhor forma de se proteger para esse aumento de casos que ocorrerá”, disse o profissional de saúde.
Contudo, ele afirma que a nova subvariante não deu sinais de causar muitas mortes, em especial entre pessoas com ciclo vacinal completo e dose de reforço.
Te podría interesar
“As pessoas plenamente vacinadas, inclusive a bivalente, tem um grau de proteção. Haverá aumento de casos, mas com muito menos gravidade”, disse.
Ele destaca que as mutações são grandes e aumentaram a transmissibilidade do vírus, mas descarta uma crise de saúde pública. "É uma cepa impressionante que tem uma enorme capacidade de transmissão. Mas, por outro lado, o que tem se visto são casos não de grande gravidade”, disse.
Ele também alerta para que as pessoas se vacinem contra a gripe e tomem cuidado nessa temporada de inverno. “Tem circulado outros vírus respiratórios, então as pessoas têm que tomar cuidado. Estão circulando o vírus influenza, o rinovírus e o coronavírus”, afirmou.
Confira a entrevista completa de Marcos Caseiro ao Fórum Onze e Meia desta sexta-feira (1):