CHINA EM FOCO

Recuperação econômica pós-Covid impulsiona o crescimento do setor de internet chinês

Aumento reflete em segmentos de mercado populares, como os serviços de transporte por aplicativo, que adicionaram 34,92 milhões de novos usuários no primeiro semestre de 2023 na potência asiática

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  • A China tinha 1,08 bilhão de usuários de internet até junho, um aumento de 11,09 milhões desde dezembro, colocando sua taxa de penetração online em 76,4%
     
  • Esse crescimento foi refletido em segmentos de mercado populares, como os serviços de transporte por aplicativo, que adicionaram 34,92 milhões de novos usuários no primeiro semestre de 2023

Os esforços de recuperação econômica da China no primeiro semestre do ano após a pandemia de Covid-19 ajudaram a impulsionar o crescimento na população online do país e em todo o mercado de internet, incluindo o comércio eletrônico, viagens online e serviços de compartilhamento de caronas. É o que revela a mais recente pesquisa da indústria divulgada pelo Centro de Informações da Rede de Internet da China (CNNIC, da sigla em inglês), uma agência vinculada à Administração do Ciberespaço da China.

Os resultados da pesquisa, publicados nesta segunda-feira (28) pelo CNNIC, mostraram que o número total de usuários de internet em todo o país chegou a 1,08 bilhão até junho, um aumento de 11,09 milhões em relação a dezembro do ano passado, elevando a taxa de penetração online da nação para 76,4%.

Crescimento de serviços online

As vendas online no varejo nos primeiros seis meses de 2023 totalizaram US$ 983 bilhões, um aumento de 13,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o CNNIC, que conduz pesquisas semestrais do setor de internet doméstico desde 1997. O número de compradores online em todo o país chegou a 884 milhões até junho, após a adição de 38,8 milhões de novos usuários no primeiro semestre.

No mesmo período, os serviços de transporte por aplicativo e as viagens online foram os dois segmentos de mercado de internet de crescimento mais rápido na China em termos de escala de usuários, de acordo com a pesquisa. Os serviços de transporte por aplicativo adicionaram 34,92 milhões de novos usuários, enquanto as viagens online viram um aumento de 30,91 milhões.

Infraestrutura digital na China

A mais recente pesquisa do setor, que marcou o primeiro relatório da China sobre estatísticas-chave da internet desde que as rígidas restrições da Covid-19 foram suspensas em dezembro do ano passado, mostrou a demanda reprimida por serviços como transporte por aplicativo e reservas de viagens online em todo o país após a pandemia.

O relatório do CNNIC destacou o papel do desenvolvimento da infraestrutura digital no crescimento do mercado de internet. Ele creditou a contínua implantação de estações-base móveis por impulsionar o uso de aplicativos em todo o país, que é o maior mercado de smartphones do mundo.

Políticas para digitalização

Pequim anunciou em março um grande plano de digitalização para fortalecer o setor de internet do país, como parte das iniciativas para criar uma "China digital" até 2025.

O número de estações-base móveis em todo o país atingiu 11,29 milhões até junho, com as estações-base 5G representando 2,94 milhões ou 26% desse total, de acordo com o relatório do CNNIC. O número de assinantes 5G no continente chegou a 676 milhões até junho.

No primeiro semestre de 2023, o número de aplicativos ativos monitorados no mercado interno totalizou 2,6 milhões, que o CNNIC disse cobrir "o estudo diário, o trabalho e a vida dos internautas". Mas esse total caiu de 3,5 milhões de aplicativos em 2020, antes da repressão regulatória de Pequim sobre a indústria da internet.

Usuário de vídeos curtos e mensagens instantâneas

O número de usuários de vídeos curtos em todo o país atingiu 1,026 bilhão até junho deste ano, representando 95,2% dos usuários de internet do país, de acordo com a pesquisa do CNNIC.

Em termos de popularidade e escala, o segmento de mercado de vídeos curtos ficou atrás das mensagens instantâneas e dos serviços de vídeo online de formato mais longo.

As mensagens instantâneas tinham 1,047 bilhão de usuários totais no final de junho, representando 97,1% da população de internet do país. Os vídeos online totalizaram 1,044 bilhão no mesmo período, constituindo 96,8%  do total da população online.

Comércio eletrônico

O relatório do CNNIC também indicou que o comércio eletrônico rural se desenvolveu ainda mais com base na expansão da infraestrutura móvel do país e na maior cobertura logística. As vendas no varejo online em áreas rurais ultrapassaram 1,12 trilhão de yuan (cerca de 750 bilhões de reais) no primeiro semestre de 2023, um aumento de 12,5% em relação ao ano anterior.

Também houve um rápido desenvolvimento nos esforços do país para a internet industrial, de acordo com o relatório. Ele afirmou que havia mais de 240 "plataformas de internet industrial com alguma influência" até junho, enquanto um sistema nacional de grandes dados industriais estava em processo de conclusão.

Com informações do SCMP