CHINA EM FOCO

Internet não é campo de batalha para cortina de ferro digital, afirma principal diplomata chinês

Wang Yi, responsável pelos assuntos externos do Partido Comunista da China, diz que a potência asiática é contra qualquer tipo de hegemonia tecnológica ou digital

Créditos: CGTN
Escrito en GLOBAL el

A internet não é um "novo campo de batalha" para uma cortina de ferro digital, afirmou Wang Yi, diretor do Escritório da Comissão de Assuntos Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh).

Durante uma reunião em Joanesburgo, África do Sul, nesta segunda-feira (24), Wang, que também é integrante do Bureau Político do Comitê Central do PCCh, enfatizou que o conceito central da internet é a abertura, e a rede não deve ser usada como uma "nova cortina de ferro digital". Ele deixou claro que a China é contra qualquer tipo de hegemonia tecnológica ou cibernética.

Ao mesmo tempo, ele pediu por mais comunicação e uma direção mais clara para a cooperação entre os países do Brics. Wang também destacou que o ciberespaço deve ser justo, aberto, seguro e dinâmico.

A segurança do ciberespaço é altamente valorizada na China, ressaltou Wang. Ele disse ainda que a China está disposta a melhorar a comunicação e a cooperação com todos os países em desenvolvimento e mercados emergentes, além de impulsionar a governança global da internet.

Durante a reunião, ficou acertado que a questão da segurança da rede está se tornando cada vez mais importante, e a comunidade internacional deve trabalhar em conjunto para reduzir a lacuna digital e aumentar a participação dos países em desenvolvimento na governança global da internet.

Foi alcançado um consenso de que os países do Brics e os "Amigos do Brics" devem cooperar para construir um ciberespaço benéfico, inclusivo e seguro para alcançar o desenvolvimento de todos.

Com informações da CGTN