Muitas pessoas relatam o episódio assustador de que quando abrem os olhos após um sono profundo, se encontram sem conseguir movimentar o corpo ou emitir sons. A mente desperta, os olhos se abrem, mas o resto, é como se permanecesse dormindo. Muitas vezes, essa situação vem acompanhada do avistamento imagens ou alucinações fantasmagoricamente estranhas, tornando a experiência ainda mais perturbadora. O nome disso é "paralisia do sono".
Essa condição noturna acontece quando nosso cérebro acorda mas nosso corpo não. De acordo com o médico e professor da Universidade de Brasília (UnB) Nonato Rodrigues, “o sono tem muitos estágios. Um deles é aquele que a gente sonha, chamado de sono REM. Uma das características desse estágio é a de paralisia muscular que as pessoas desenvolvem enquanto estão sonhando", disse para o G1.
Te podría interesar
Na mesma matéria, uma série de pessoas relatou visões e alucinações assustadoras. A estudante Joice Vitoria Rodrigues falou que no meio de uma paralisia do sono, sentiu uma mão em seu ombro e uma voz misteriosa a dizia para virar e ver quem era. O universitário João Victor Alves dos Santos relatou a "aparição" de uma mulher de branco e toda ensanguentada, típica de filmes de terror, que o observava e deitou ao seu lado. Mas existe uma explicação científica.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Te podría interesar
Acontece que algumas pessoas acordam durante o estágio REM, e por isso acabam tendo consciência de parte da paralisia. Nesse caso, episódios de alucinação também são comuns, pois, segundo Nonato, “faz parte do sonho você ter imagens, como se fosse um filme na cabeça".
Os estágios do sono
O sono é dividido em quatro fases: o sono superficial, o sono intermediário, o sono profundo e o sono REM, onde os sonhos acontecem. Em inglês, REM significa rapid eye movement, ou movimentos oculares rápidos, em português.
Uma de suas características é justamente a paralisia muscular, que evita a reprodução de movimentos que acontecem no sonho. O médico explica: "Imagine a seguinte situação: uma pessoa sonha que está montada num cavalo. Se não existisse a paralisia muscular nessa fase para 'protegê-la', ela poderia sair cavalgando sozinha pelo quarto".
Precisa de tratamento?
Nonato explica que a paralisia do sono é normal, e por isso é preciso se tranquilizar em relação ao distúrbio, que pode acontecer em crianças, pessoas com herança genética que prevê a predisposição para a paralisia do sono e pessoas que dormem em condições ruins, como por exemplo em ambientes muito barulhentos ou luminosos.
O médico também dá algumas dicas para aqueles que ficam muito assustados, que é tentar mexer os dedos das mãos e dos pés para ir retomando os movimentos.