Um vídeo no qual um homem passa por um procedimento para mudar a cor de seus olhos bombou na web. Em menos de dez dias, já são mais de 5 milhões de visualizações nas redes sociais. A sensação de estranhamento e surpresa causada nas pessoas não é à toa, já que especialistas reprovam a realização do procedimento, que pode causar até restrição na visão.
No vídeo, é possível notar que o homem, que tinha olhos castanhos, passa a ter olhos azuis. Ele foi divulgado pelo médico Alexander Movshovich, de Nova York, que afirma que o procedimento é seguro e permanente.
Te podría interesar
Quais os riscos de mudar a cor dos olhos
O procedimento mostrado no vídeo é chamado de queratopigmentação, popularmente conhecido como tatuagem da córnea. Ele é indicado para pessoas que possuem o olho totalmente cego. Quando a córnea está comprometida, pigmentos são colocados em seu tecido para fazê-lo ficar parecido com o de um olho normal.
Os médicos não recomendam que ele seja usado para fins estéticos em pessoas com a visão saudável, pois os riscos do procedimento são altos, além de irreversíveis Esse não é um procedimento aprovado pelo Conselho Federal de Medicina.
Te podría interesar
As consequências mais comuns são a restrição no campo de visão do paciente, por colorir a periferia da córnea, o desenvolvimento de fotofobia, isto é, alta sensibilidade à luz, e infecções nos olhos. Aos que estão insatisfeitos com a cor de seus olhos, a solução recomendada é usar lentes de contato coloridas.
*Com informações do G1.