SAÚDE

Produto estético é recolhido após causar complicações graves

Mulheres foram internadas em UTI após sofrerem com complicações causadas por substância

Uma mulher teve sete paradas cardiorrespiratórias após aplicação de produto
Uma mulher teve sete paradas cardiorrespiratórias após aplicação de produtoCréditos: Pexels
Escrito en SAÚDE el

O produto Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty, do laboratório Cosmobeauty, foi recolhido das prateleiras após causar danos a uma série de mulheres que passaram pela aplicação da substância em procedimentos estéticos em Goiás.

A própria empresa Cosmobeauty pediu a retirada do lote das prateleiras para garantir a segurança das pacientes. O produto será encaminhado para análise de pesquisa.

A substância utilizada nos procedimentos estéticos que causaram reações entre as mulheres é um composto de ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio. Segundo a ANVISA, o produto teve sua licença cancelada e não poderia ser vendido nem utilizado.

A Cosmobeauty afirma que continuou a vender um produto diferente do cancelado, sob o mesmo nome. “O lote em questão possui registro regular e ativo e foi produzido por indústria com alvará e licença de funcionamento. Quanto ao produto em questão, por ter um nome extenso, foi registrado apenas como ‘Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty’, exatamente como consta na caixa do produto para não confundir com o produto produzido pela antiga indústria – este sim cancelado e não comercializado”, afirma a empresa.

A Polícia Civil, contudo, afirma que os lotes que causaram os danos eram justamente os do produto cancelado, que continuava sendo comercializado.

Até o momento, quatro mulheres sofreram com consequências causadas pelo produto. Três mulheres já receberam alta e se recuperam em casa. Uma mulher, que mora em Aparecida de Goiânia, sofreu um caso mais grave. Ela teve sete paradas cardiorrespiratórias, passou por UTI e intubação. Apesar de já ter sido extubada, ainda segue internada, segundo a Polícia Civil de Goiás.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar