A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu na última sexta-feira (23) um alerta sobre uso incorreto de produtos de limpeza após receber notificações relativas a três casos de intoxicação - sendo que um deles foi classificado como evento adverso grave.
As intoxicações atingiram trabalhadores de hospitais, que foram expostos a misturas indevidas de saneantes utilizados para a desinfecção de leitos hospitalares. A Anvisa alerta, porém, que todos devem estar atentos às instruções dos fabricantes desses produtos, pois eles também podem ser utilizados para a limpeza doméstica.
Te podría interesar
De acordo com resolução da agência, saneantes são produtos destinados à aplicação em objetos, tecidos, superfícies inanimadas e ambientes, com finalidade de limpeza e afins, desinfecção, desinfestação, sanitização, desodorização e odorização, além de desinfecção de água para o consumo humano, hortifrutícolas e piscinas.
Sintomas
As intoxicações notificadas, segundo a Anvisa, estão associadas a saneantes à base de quaternários de amônio, biguanida (Indagerm 5G) e hipoclorito a 1%. Entre os sintomas dos intoxicados, estão irritação na pele e nos olhos, ardência no nariz, cefaleia (dor de cabeça), além de lesões eritematosas (vermelhidão na pele) e pruriginosas (que provocam o desejo de coçar) por todo o corpo.
Te podría interesar
"Um dos trabalhadores, exposto à mistura de saneantes de forma não intencional durante a desinfecção de leitos hospitalares, precisou de atendimento médico especializado, caso classificado como evento adverso grave", detalha a Anvisa em comunicado.
"Além de respeitar, rigorosamente, as instruções do fabricante com relação às condições de uso dos saneantes, é fundamental evitar misturas e/ou interações indevidas de produtos químicos diferentes durante a limpeza e a desinfecção de ambientes hospitalares", prossegue a agência.
Confira a íntegra do alerta aqui