Um portal web inovador, lançado recentemente pela Universidade de Buenos Aires (UBA) reúne imagens de microscopia e macroscopia de algumas das mais renomadas universidades da América Latina e do Caribe.
Chamado de “Microscopia virtual e recursos para estudos em saúde”, ele é uma ferramenta educacional gratuita e aberta que visa facilitar o aprendizado e a formação prática de estudantes em carreiras relacionadas à natureza, saúde e biologia.
Te podría interesar
Nele, os alunos terão acesso a uma ampla variedade de imagens de alta qualidade que podem ser usadas para aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Além disso, o portal também oferece recursos adicionais, como tutoriais e materiais didáticos, para ajudar os alunos a aproveitar ao máximo as imagens disponíveis. Confira algumas imagens:
O projeto da UBA ainda está em fase de protótipo. A ideia é que o número de imagens disponíveis aumente assim que novas coleções de diferentes universidades forem integradas.
Te podría interesar
A exploração de imagens é de alta resolução semelhante a um microscópio físico, no portal, mas quais as vantagens disso?
- Analisar as fotografias fora do laboratório sem limites de tempo ou de hora;
- Aproximar uma secção específica da preparação, mantendo sempre a referência ao local onde se está a estrutura que está a estrutura para observação;
- Explorar a imagem localizando informações relevantes que a equipe de professores escolheu
Em colaboração com a Rede de Macrouniversidades da América Latina e Caribe, o projeto é uma iniciativa inédita do Centro de Inovação em Tecnologia e Pedagogia (CITEP) da UBA. Ele foi inspirado no desenvolvimento do microscópio virtual promovido pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da mesma universidade e financiado na Secretaria Acadêmica da universidade por meio do Programa UBATIC.
Quais universidades fazem parte?
A apresentação do projeto contou com a presença de representantes da Universidade Nacional da Colômbia, Universidade Nacional de Córdoba, da Universidade da República do Uruguai, da Universidade da Costa Rica e da Universidade Nacional Autônoma do México. Eles estão contribuindo com suas coleções de imagens para o repositório, que vai crescer à medida que novas instituições se unirem.
Projeto interdisciplinar, a iniciativa do portal "Microscopia virtual e recursos para estudos de saúde", conta com um esforço conjunto sob o compromisso das universidades com o ensino universitário e o aprendizado dos alunos de qualquer instituição de ensino superior.
Estão participando estudiosos de medicina, farmácia e bioquímica, microbiologia, medicina veterinária e outros campos afins; também especialistas em organização de repositórios e catalogação de recursos; e no uso educacional de tecnologias digitais; e especialistas em informática, website e desenvolvimento de software.
Um fato "inédito", assegurou a UBA, o trabalho de todas estas grandes universidades da região em torno da geração de um catálogo de imagens coletiva, que permita troca de conhecimentos e compartilhamento de descobertas entre professores e alunos. Criada em 2002, a Rede de Macrouniversidades da América Latina e Caribe é composta por 37 universidades públicas de 20 países.
*Com informações de Infobae