Cientistas desenvolveram um novo modelo de inteligência artificial capaz de encontrar espermatozoides funcionais em homens com baixa fertilidade.
A nova ferramenta consegue identificar espermatozoides mil vezes mais rápido do que um embriologista e com altíssima precisão, o que pode ajudar muitos homens que desejam ter filhos.
Te podría interesar
“Esta ferramenta tem a capacidade de dar aos pacientes que têm poucas chances de gerar seus próprios filhos biológicos uma chance maior”, disse o principal autor do artigo, Dale Goss, da Universidade de Tecnologia de Sydney.
“O algoritmo melhora abordagens antiquadas que não são atualizadas há décadas. Isso garantirá a rápida identificação de espermatozoides em amostras, o que não apenas aumentará a chance de um casal conceber seus próprios filhos biológicos, mas também reduzirá o estresse sobre os espermatozoides e aumentará a eficiência no laboratório”, completa o pesquisador
Te podría interesar
Basicamente, homens com baixa fertilidade tem que enviar uma amostra do esperma para o embriologista, que iria selecionar espermatozoides para fazer uma espécie de fertilização chamada de Tratamento com Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides.
Agora, com o novo modelo de seleção desenvolvido com inteligência artificial, o processo ficará cerca de mil vezes mais rápido, com maior precisão e eficiência.
Os resultados do estudo foram apresentados na reunião anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia em Copenhague, Dinamarca, em 27 de junho deste ano.