No artigo “Paradigmas concorrentes da patogênese da obesidade: balanço energético versus modelos de carboidratos e insulina”, o professor de nutrição de Harvard, David Ludwig, ensina como perder peso rapidamente, um desejo de muitos e que para acontecer é preciso de estratégia e muita dedicação.
Pão branco, pizza, macarrão, arroz, doces e alimentos ultraprocessados compõem a lista de carboidratos, que segundo especialistas, são os alimentos que mais levam ao ganho de peso.
Te podría interesar
Ludwig afirma que para emagrecer de forma eficaz é preciso reduzir os carboidratos de absorção rápida em vez de apenas reduzir as calorias.
Os carboidratos de absorção rápida não contêm fibras e são ricos em açúcares, o que eleva bastante os níveis de insulina, além de produzir outras alterações hormonais que programam o nosso corpo para armazenar gordura extra, analisa.
Te podría interesar
Eles ainda trazem pouca saciedade, o que faz com que a pessoa sinta fome logo após a ingestão. Segundo ele, é possível acelerar o metabolismo e evitar picos de insulina, potencializando a perda de peso, ao reduzir os carboidratos.
Para ter um emagrecimento saudável, sem perda de nutrientes, é necessário consumir alimentos funcionais. De acordo com a especialista Márcia Kelman, “alimentos funcionais são aqueles que proporcionam comprovadamente benefícios à saúde, podendo prevenir e controlar doenças, além de satisfazer as necessidades nutricionais".
Alguns exemplos desses alimentos são frutas cítricas, café, tomate, soja, goiaba, sucos, fibras e aveia, que é uma aliada na dieta e contribui para um trânsito intestinal melhor.
Vale lembrar que sempre é bom consultar um médico ou nutricionista para avaliar as melhores alternativas para um emagrecimento saudável.
*Com informações de Metrópoles e Terra