A maca peruana faz parte da dieta andina desde antes do Império Inca. Originária do Peru, é conhecida pelo seu alto valor nutricional e pelo seu popular poder afrodisíaco. Ela é obtida através da moagem da raíz de um vegetal e é consumida em pó, podendo até mesmo ser encapsulada para venda.
Além dos efeitos de aumento de libido, ela é rica em vitaminas e minerais essenciais, como macamindes, macaína e glicosinolatos, nutrientes presentes em vegetais como repolho e brócolis. Também contém vitaminas do complexo B, que ajudam a reduzir a fadiga, aumentar a concentração e melhorar a saúde óssea.
Te podría interesar
As características afrodisíacas, por sua vez, foram estudadas pela Universidade Cayetano Heredia, no Peru. Os resultados mostraram que a maca peruana aumenta o desejo sexual e diminui o estresse nas mulheres e pode turbinar a produção de sêmen nos homens. Por esses efeitos, o alimento ganhou o apelido de "viagra dos andes".
Como se não bastasse, ela também é associada ao envelhecimento saudável. Suas propriedades antioxidantes e desintoxicantes reduzem a formação de radicais livres, inibindo o desgaste precoce da pele, o Alzheimer, as doenças cardíacas e o câncer.
Seu uso é livre e não há contraindicações. Contudo, como seus efeitos em gestantes e lactantes ainda não foram estudados, é recomendado a esses grupos que evitem seu consumo excessivo.
Com informações do Metrópoles.