TÓXICO

Duas marcas de feijão são retiradas das prateleiras por trazerem risco à saúde

O Ministério da Agricultura já autuou os fabricantes por oferecerem produtos fora do padrão aos consumidores

Duas marcas de feijão são retiradas das prateleiras por trazerem risco à saúde.Créditos: IBRAFE
Escrito en SAÚDE el

O Ministério da Agricultura e Pecuária determinou nesta sexta-feira (19) o recolhimento nacional de quatro lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes por não estarem aptos para o consumo. 

De acordo com relatório do Ministério, foram encontrados grãos mofados e ardidos, que é quando estão fermentados, o que é causado por calor ou umidade excessivos, de acordo com relatório da Embrapa. 

A Embrapa revelou que os lotes afetados são: 

- O lote 51 do feijão cores (feijão carioca) e lote 6 do feijão preto, ambos da marca Da Mamãe. 

- Os lotes 030423 e 080323 do feijão preto da marca Sanes. 

O relatório da Embrapa apontoa que os produtos contêm um percentual de grãos mofados e ardidos acima de 15%, que é o limite estabelecido para que a saúde das pessoas não seja colocada em risco. 

Segundo informações do G1, os lotes do feijão]ao foram identificados em uma operação anterior do ministério e que resultou na apreensão de mais de 150 toneladas de feijão no estado do Rio de Janeiro. 

A análise da Embrapa concluiu que os produtos não atendem os padrões de qualidade e segurança exigidos para um consumo saudável. Os lotes com problema foram encontrados no Rio de Janeiro e Distrito Federal. 

Por fim, o Ministério da Agricultura alerta para os consumidores e estabelecimentos chequem se estão com esses lotes. Caso sim, o consumo deve ser interrompido imediatamente.