Nesta quinta-feira (9), cirurgiões de Nova York, nos Estados Unidos, anunciaram que foi realizado o primeiro transplante de olho inteiro do mundo em um ser humano. Antes do feito, dentre as partes do olho, a medicina conseguia transplantar somente a córnea, um tecido localizado na parte anterior do globo ocular.
A cirurgia foi realizada no veterano militar do Arkansas Aaron James, de 46 anos, e já completa seis meses. Ele sofreu um acidente elétrico de alta tensão no trabalho e precisou ter o lado esquerdo do rosto reconstruído, incluindo nariz, boca e olho.
Te podría interesar
Como foi realizado o primeiro transplante ocular
James passou por um transplante facial por motivos estéticos. O líder da equipe do NYU Langone Health, onde foi realizada a operação, Eduardo Rodriguez, explicou à Reuters que “o objetivo era realizar uma operação técnica e que o globo ocular sobrevivesse”.
Mesmo que o objetivo da cirurgia não fosse recuperar a visão do paciente, de acordo com a equipe cirúrgica, o olho enxertado mostrou sinais importantes de saúde, incluindo vasos sanguíneos funcionando bem e uma retina de aparência promissora.
Te podría interesar
Atualmente, ele não se comunica com o cérebro através do nervo óptico, mas o médico não descarta a possibilidade de que James recupere a visão posteriormente.
“Não creio que alguém possa afirmar que verá. Mas, da mesma forma, eles não podem alegar que ele não verá. Neste ponto, acho que estamos muito felizes com o resultado que conseguimos alcançar com uma operação muito exigente tecnicamente”, disse.
* Com informações do G1.