Escrito en TECNOLOGIA el
Neste domingo (27), o apresentador Fausto Silva foi submetido a uma cirurgia de transplante de coração. Após passar por um quadro de insuficiência cardíaca, o ex-global de 73 anos passou por um procedimento bem sucedido, segundo nota do hospital Albert Einstein.
O transplante de coração é uma cirurgia bastante complexa, com diversos passos. Neste artigo, vamos explicar como funciona um procedimento deste tipo.
Te podría interesar
Como funciona o transplante de coração
- Depois de identificada a necessidade de transplante de coração, o paciente tem que aguardar um doador compatível com o organismo do receptor. Depois de encontrada a possibilidade, se iniciam os preparativos.
- O coração doente do receptor é removido, mantendo os vasos sanguíneos principais (aorta e veia cava) conectados. Então, o coração doador saudável é retirado do doador falecido e preparado para implantação.
- Enquanto está sem seu coração original, o paciente é mantido em uma circulação de suporte (bomba cardiopulmonar), usada durante a cirurgia.
- A equipe cirúrgica então conecta os vasos sanguíneos do novo coração aos vasos sanguíneos do receptor, assegurando que o fluxo sanguíneo seja restaurado e que o novo coração comece a bater.
- Os átrios e ventrículos do novo coração são conectados aos átrios e ventrículos restantes do receptor. Isso envolve costurar cuidadosamente os tecidos cardíacos juntos e garantir que as conexões sejam seguras.
- Este procedimento tem que ser feito em, no máximo, quatro horas, contando da retirada do coração do doador original até que ele seja colocado no corpo do receptor.
- Após a conexão bem-sucedida do novo coração, a equipe médica verifica o funcionamento cardíaco, ajusta a circulação sanguínea e verifica se há vazamentos ou outras complicações.
- Depois que o novo coração é estabilizado e começa a bater normalmente, a equipe cirúrgica fecha a incisão no peito com suturas ou grampos.
- Posteriormente, paciente é transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) após a cirurgia, onde é monitorado de perto. A recuperação após um transplante de coração é um processo longo e requer acompanhamento médico rigoroso.