A cannabis pode ser utilizada em diversos formatos: óleos, pomadas, chás e vaporizadores são algumas das opções disponíveis para aqueles que querem fazer o uso das propriedades da maconha medicinal.
Dentre elas, o chá de canabidiol é um dos mais simples e fáceis de se preparar e encontrar. Além de intensificar os efeitos da maconha, ele pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de ansiedade e possui o uso liberado, contanto que prescrito por médicos habilitados, com quantidade determinada pelo profissional de saúde.
Te podría interesar
Outro ponto positivo que influencia as pessoas a buscarem o chá de canabidiol como uma alternativa terapêutica é o fato de que não há indícios científicos de que ele provoque dependência química.
A maconha medicinal é alvo de diversas pesquisas, que buscam tentar compreender novas formas de aplicar as propriedades da planta em favor da saúde humana. No entanto, mesmo que haja comprovação da eficácia em diversos tratamentos, o preconceito com a cannabis impede que alguns desses estudos avance.
Te podría interesar
O neurocientista Sidarta Ribeiro, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participou do Seminário Internacional de Cannabis Medicinal: um olhar para o futuro, promovido pela Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi) e levantou a relevância da planta para a área da saúde.
“Na cannabis existem cerca de 500 substâncias de interesse para a medicina. O impacto da cannabis na saúde humana só é comparável ao da penicilina, pela capacidade de combater bactérias e a eficácia na luta contra várias doenças”, disse Sidarta.
O que é o canabidiol?
A cannabis possui duas principais substâncias: o tetrahidrocanabinol, também conhecido como THC e o canabidiol (CBD). Ambos estão presentes na maconha sativa.
Os efeitos do CBD são a sonolência e a redução da ansiedade e, por essa razão, medicamentos a base dessa substância são utilizados para combater a esquizofrenia, a ansiedade e a insônia.
Como fazer e efeitos do chá de canabidiol
O chá de canabidiol possui os efeitos colaterais similares ao processo de fumar a erva da maconha, sendo diferente apenas a intensidade com a qual eles agem no organismo. A quantidade e a qualidade da planta também influenciam no resultado da bebida.
O modo de preparo do chá de canabidiol baseia-se naquele que, normalmente, é utilizado para fazer os famosos "brisadeiros" e demais comidas que possuam as propriedades da maconha.
- Em uma panela, acrescente manteiga ou óleo de coco e espere derreter;
- Após atingir a consistência líquida, adicione a quantidade de maconha, já triturada, que desejar;
- Deixe esfriar e coe o líquido.
Depois de fazer a primeira parte do processo, que resulta na manteiga canábica e que pode ser utilizada em diversas receitas, é preciso preparar o chá de canabidiol.
- Em uma caneca, adicione uma colher da manteiga canábica;
- Coloque o sachê ou a erva de chá que preferir;
- Acrescente água fervente. Você pode colocar outros ingredientes, como melados, canela e afins;
- Misture bem a manteiga com os outros ingredientes;
- Aguarde de 3 a 5 minutos, para que as propriedades do chá sejam liberadas.
O chá de canabidiol costuma demorar um pouco mais de tempo para começar a fazer efeito, quando comparado ao fumo. No entanto, o período de tempo destes costuma ser prolongado. É possível fazer bebidas mais complexas, que possuem leite, essências, dentre outras especiarias culinárias.
É importante reforçar que o chá de canabidiol só pode ser preparado a partir de uma prescrição médica de profissional de saúde habilitado para liberar o tratamento.