O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado e mais outros quatro crimes, para a próxima segunda-feira (9). Além do ex-presidente, outros sete réus da trama golpista também devem depor.
A data foi marcada após o STF encerrar os depoimentos de testemunhas no Núcleo 1 da trama golpista, chamado de "núcleo crucial", que começaram no dia 29 de maio. Ao todo, foram ouvidas 52 pessoas. O senador Rogério Marinho (PL-RN) foi a última testemunha ouvida, nesta segunda-feira (2).
Te podría interesar
O primeiro réu a depor será o tenente-coronel Mauro Cid, delator nas investigações. Em seguida, os réus serão ouvidas em ordem alfabética, de acordo com a lista abaixo:
- Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
- Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
- Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
- Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro.
Os acusados se tornaram réus no dia 26 de março após a primeira sessão do STF no julgamento da trama golpista. Eles são acusados de cinco crimes: organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Te podría interesar
A expectativa é que o julgamento que vai decidir pela condenação ou absolvição do ex-presidente e dos outros sete réus ocorra ainda este ano. Penas podem chegar a mais de 30 anos de prisão.
LEIA MAIS: Bolsonaro torna-se réu após 1ª Turma do STF formar maioria
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky