BOLSONARISTA

Senador bolsonarista encaminha motoristas a atalho para evitar pedágio

Evasão de pedágio é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa e perda de pontos na CNH; veja o vídeo

Senador Cleitinho orienta motoristas para desvio.Créditos: Reprodução de vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O senador bolsonarista Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), pré-candidato ao governo de Minas Gerais, voltou a defender publicamente a evasão de pedágios em rodovias do estado. Em vídeo publicado nesta quinta-feira (17) em suas redes sociais, o parlamentar celebrou a existência de um desvio na BR-040, entre Sete Lagoas e Belo Horizonte, que permite contornar a praça de pedágio de Capim Branco, onde a tarifa é de R$ 15,50.

“Vai com Deus! Não paga mesmo não. Quinze reais é roubo. Vai embora, é isso. Vai com Deus. É trabalhador, (tem o) meu respeito”, disse o senador a um motorista que utilizava o desvio alternativo.

Crítica ao sistema e defesa de desvio “legal”

No vídeo, Cleitinho critica a falta de consulta popular sobre a instalação dos pedágios e afirma que tem atuado no Senado para mudar esse cenário. “Está cheio de projetos de lei meus lá no Senado para poder resolver os problemas das praças de pedágio e estão lá engavetados. Já entrei com ação etc. Então, isso aqui é para esfregar na cara do sistema que vocês não mandam no Brasil”, declarou.

O parlamentar, alinhado à base bolsonarista, reforçou que os desvios seriam legais e autorizados pelos proprietários de terras. “Antes que venham falar qualquer coisa, isso aqui é uma estrada, uma rua privada. Nós não estamos fazendo igual o MST, que invade sem permissão, não. Aqui, tivemos permissão do proprietário.”

Reincidência e polêmica

Essa não é a primeira vez que o senador protagoniza esse tipo de ação. Em março, ao lado do prefeito de Paracatu, Igor Santos (União Brasil), Cleitinho incentivou motoristas a usarem um desvio semelhante na mesma rodovia federal, criticando os pedágios e desafiando órgãos reguladores.

“Que irresponsável o quê? Eu tô é ajudando o povo. Quando fazem essa porcaria de pedágio, eles consultam o povo? Vocês não sabem o impacto que isso traz para a região, o prejuízo que dá para o povo”, disse em resposta às críticas.

Infração de trânsito

Apesar da justificativa do parlamentar, a evasão de pedágio é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa e perda de pontos na carteira de habilitação. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já havia alertado, em fevereiro, que o incentivo à criação ou uso de desvios alternativos com essa finalidade caracteriza ilegalidade.

Questionado, Cleitinho reiterou que está apenas mostrando um caminho alternativo. “Muito melhor do que estimular mais impostos e tarifas, como os políticos gostam de fazer”, afirmou.

A atitude do senador tem gerado reações divergentes: enquanto parte da população o vê como defensor dos interesses populares, especialistas e autoridades alertam para os riscos de desobediência civil e enfraquecimento da autoridade pública.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar