INQUÉRITO DO GOLPE

Como Bolsonaro reagiu ao saber que Nunes Marques votou a favor de Moraes

O ministro foi um dos dois indicados pelo ex-presidente ao Supremo Tribunal Federal

Jair Bolsonaro sofre novo revés.Créditos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

“Perplexo”, “triste” e “decepcionado”. Assim, Jair Bolsonaro (PL) reagiu ao saber que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) indicado por ele, Kassio Nunes Marques, votou pela permanência de Alexandre de Moraes no chamado “inquérito do golpe”.

O ex-presidente não se pronunciou publicamente a respeito do tema, mas fez confidências a aliados, demonstrando toda sua insatisfação com o voto de Nunes Marques, que se posicionou contrário ao pedido de Bolsonaro para afastar Moraes do caso, de acordo com apurações da coluna de Paulo Cappelli, no Metrópoles.

Bolsonaro classificou o voto de Nunes Marques como “inexplicável”, pois, segundo ele, a suspeição de Alexandre de Moraes para julgá-lo seria “evidente”.

Porém, o entendimento da maioria dos ministros do Supremo é que um golpe de Estado atingiria a democracia e a coletividade como um todo e, dessa forma, rechaçou a teoria de que Moraes deveria ser afastado.

Em relação à presença de Nunes Marques no jantar na casa de Alexandre de Moraes, junto com outras autoridades do Supremo e do governo Lula (PT), Bolsonaro evitou comentar o assunto.

O segundo indicado

O outro indicado por Bolsonaro ao STF, André Mendonça, foi o único a votar pelo impedimento dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino no julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente por tentativa de golpe de Estado.

Com o voto de Mendonça, o placar ficou 9 a 1 contra a suspeição de Moraes, solicitada pela defesa do general Braga Netto, e contra o afastamento de Dino, solicitado pela defesa de Bolsonaro.

Já no pedido da defesa do ex-mandatário para afastar o ministro Cristiano Zanin, Mendonça seguiu a maioria e votou contra.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar