PARLAMENTO

Câmara dos Deputados deve escolher presidente mais jovem de sua história

Com 35 anos, Hugo Motta (Republicanos) também deve ser o primeiro parlamentar de um partido fundado no século 21 a comandar a Casa

Câmara dos Deputados elege novo presidente neste sábado (1º)Créditos: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados acontece neste sábado (1º) e já tem o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) praticamente definido. O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) conta com apoio de um arco de partidos que vai do PT ao PL, abarcando quase 500 dos 513 parlamentares, e deve ser eleito sem dificuldades.

Há ainda outros dois candidatos ao comando da Casa: Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). Todos os postulantes pertencem a partidos criados no século 21, uma novidade, já que todos os presidentes da Câmara eleitos com a volta da democracia, em 1985, pertenciam a partidos criados nos anos 1980.

Desde 1985, foram nove presidentes do MDB, contando também quando o partido se chamava PMDB; seis deles eram do Democratas, incluindo a denominação PFL; quatro do PP, três do PT, um do PCdoB e outro do PSDB.

Os três deputados que concorrem à presidência da Câmara também têm algo que foge à história. Todos têm menos de 40 anos, sendo que a média de idade dos mandatários é de 54. Motta é o mais novo, com 35 anos, e será o mais jovem da história a assumir o cargo, se eleito. Ele é meses mais novo do que Pedro Aleixo, eleito em 1937, e Carlos Peixoto Filho, em 1907, que também tinham 35. Vieira tem 37 e Van Hattem, 39.

Estados na presidência da Câmara

As profissões dos candidatos também representam um ponto fora da curva na disputa pela presidência da Câmara, que foi comandada por advogados por 39 vezes. Hugo Motta é médico, a mesma profissão de 6 ex-presidentes. Já Marcel Van Hattem é jornalista, ocupação de outros dois ex-presidentes, entre eles o ex-deputado Aldo Rebelo.

Já o Pastor Henrique Vieira seria o primeiro pastor a ocupar o cargo, que já teve dois outros religiosos à frente: o arcebispo de Salvador Romualdo de Seixas, entre 1828 e 1829, e depois em 1841, e o bispo Antônio Maria de Moura, de 1834 a 1835.

Em termos geográficos, Hugo Motta deve ser o 20º deputado da Região Nordeste a comandar a Câmara. Apenas outros dois foram da Paraíba como ele, Efraim Moraes (PFL), entre 2002 e 2003, e Samuel Duarte (PSD), de 1947 a 1949.

No período republicano, a presidência da Câmara foi comandada por deputados da Região Sudeste 35 vezes (16 de São Paulo, 12 de Minas Gerais e 7 do Rio de Janeiro).

A Região Sul ocupou o cargo cinco vezes, quatro deles com gaúchos. As regiões Norte e Centro-Oeste até hoje não elegeram um presidente da Câmara.

Com informações da Agência Câmara

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar