O colunista de fofocas, Leo Dias, colocou no ar no último dia 31 de dezembro, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e sua esposa, a primeira-dama Regina Carnovale Nunes, em entrevista extremamente laudatória.
A matéria, que aparentemente, era jornalística, foi, na verdade, paga. E muito bem paga. Reportagem de Leandro Machado, publicada na Revista Piauí desta sexta-feira (24), aponta que saíram 837 mil reais da prefeitura para o site de Dias entre 2023 e 2024.
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A justificativa, de acordo com registros do Portal da Transparência da Prefeitura, foi a produção de conteúdo e exposição de publicidade para a gestão Nunes entre 2023 e 2024.
O repórter aponta que “a entrevista de Nunes tem cara de matéria paga, vocabulário de matéria paga – e foi feita durante uma cobertura paga”. Ele ressalta que a Prefeitura tem contratado o portal de Leo Dias para produzir conteúdo sem que haja qualquer indicação de que se trata de algo comprado.
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As contas
A entrevista concedida por Nunes a Leo Dias na festa da virada para 2024 foi feita dentro de um pacote que saiu por 192,5 mil reais aos cofres público, incluindo 50 mil reais direto para o jornalista.
As planilhas da Secretaria de Comunicação, segundo a Piauí, registraram a demanda assim: “dez stories no local direto da Avenida Paulista com as imagens dos shows e do público. No dia 1 de janeiro: seis vídeos das entrevistas que Leo Dias fizer com os artistas que irão se apresentar e seis matérias no portal Leo Dias. Todos os reels do feed do Instagram serão postados nos stories.”
O portal, ainda de acordo com as planilhas, recebeu outros 142 mil reais por “inserção de banners” da prefeitura entre os dias 22 e 31 de dezembro de 2023.
O portal Leo Dias recebeu também, em fevereiro do ano passado, outros 118,7 mil reais para expor em suas páginas o logo de uma campanha da prefeitura chamada “Amor por SP”.
O aniversário da cidade, em janeiro do ano passado, também contou com a cobertura de Léo Dias pela bagatela de 220 mil reais.
O que disse a coluna de Leo Dias
Leo Dias foi procurado pela Piauí no dia 8 de janeiro para falar sobre as contratações, mas só respondeu na última quarta-feira (22), através de seu sócio, o jornalista Thiago Miranda.
Sobre as entrevistas com Nunes, ele afirmou: “As publicações feitas foram bonificadas, ou seja, não envolveram patrocínio. Isso respeita plenamente a liberdade de expressão e comunicação dos veículos, e por se tratar de bonificações voluntárias e não onerosas, não há necessidade de sinalização como conteúdo patrocinado”, disse.
Miranda disse também: “quero reforçar que a nossa atuação está voltada ao jornalismo de entretenimento. Não realizamos coberturas relacionadas a eventos políticos ou eleitorais.”
O que disse o prefeito
A Piauí pegou Ricardo Nunes de surpresa na última segunda-feira (20), em um evento no Mercado Municipal de São Paulo, e perguntou sobre o contrato com o site Leo Dias. Ele praticamente repetiu a mesma resposta que a assessoria de imprensa da prefeitura havia enviado por nota.
“A prefeitura contrata vários portais para fazer a divulgação. Hoje esses portais são uma realidade. Tem uns aí que têm mais visibilidade do que muitos jornais, do que muitos da imprensa. A prefeitura precisa estar muito conectada com a divulgação de suas ações”, declarou Nunes. Já sobre não ter nenhum aviso de conteúdo patrocinado, o prefeito disse: “Se tem esse problema, vou orientar para colocar.”
Ao ser perguntado se tinha conhecimento que Leo Dias estava contratado quando o entrevistou no réveillon de 2024, Nunes disse que não.