O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez mais uma postagem na manhã desta quarta-feira (15), em que mente novamente sobre a transposição do Rio São Francisco, que levou água para o Sertão de Pernambuco.
Ele compartilhou um vídeo em que aparece um rebanho indo beber água em um dos canais da transposição. No áudio, um sujeito fala que se não fosse por Bolsonaro, não haveria água por lá. “Se dependesse do governo do PT, de Dilma, Lula e de Haddad, estaria tudo seco”.
Te podría interesar
É mentira
É mentira. A transposição do Rio São Francisco foi iniciada durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quando Bolsonaro assumiu o poder, as obras já estavam 90% concluídas, de acordo com informações do projeto Comprova.
"Notícias e documentos oficiais indicam que ao menos 92,5% da execução física dos dois eixos estruturantes do projeto estavam prontos quando o atual presidente assumiu o comando do país. Um deles, inclusive, foi inaugurado no governo de Michel Temer", diz a checagem do Comprova.
Te podría interesar
O Comprova também apontou que os investimentos na execução dos eixos estruturantes da Transposição do Rio São Francisco em 2019 e 2020 tiveram os menores patamares desde 2008.
E é justamente por espalhar fake news desse tipo que nem Bolsonaro nem seus apoiadores querem a checagem dos fatos. Dizem que é censura.
Veja o post abaixo: