ELEIÇÕES 2022

Lula: “Eu e a Dilma fizemos quase 90% da transposição do São Francisco”

“Temer fez uns 3% e Bolsonaro fez cerca de 6% e acha que foi ele que fez. Coisa de um cara que conta 7 mentiras por dia”, disse ainda o ex-presidente

Lula.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lembrou durante entrevista à Rádio Espinharas, de Patos na Paraíba que ele e a ex-presidenta Dilma Rousseff fizeram 90% da obra de transposição do Rio São Franciso.

“Temer fez uns 3% e Bolsonaro fez cerca de 6% e acha que foi ele que fez. Coisa de um cara que conta 7 mentiras por dia. Fizemos a transposição e as cisternas porque o Nordeste é uma região maravilhosa”, exaltou Lula.

Lula disse ainda que, “na campanha de 89, eu dizia que seca é um fenômeno da natureza. Mas pessoas morrendo de fome por causa da seca é fenômeno da falta de vergonha das pessoas que governavam esse país. E é por isso que nós fizemos a transposição do São Francisco”.

“Eu nunca aceitei a ideia que o Nordeste não tivesse a chance de se igualar ao Sul, Sudeste, Centro-Oeste, para o Brasil ser um país mais justo. Trabalhei com muita intensidade para isso. Mas desde o impeachment contra a Dilma tem um processo de destruição do nosso país”, encerrou.

Nem 2%

Lula, no entanto, talvez tenha sido benevolente com as suas porcentagens. Até fevereiro deste ano, Bolsonaro avançou menos de 2% na obra. Documentos elaborados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional apontam que quando o presidente Bolsonaro assumiu o governo, as obras da Transposição do Rio São Francisco estavam já 96,9% concluídas. O mandatário tem buscado capitalizar politicamente em cima do projeto, apesar de ter apenar finalizado o que foi iniciado nos governos anteriores.

A Fórum teve acesso a dois relatórios formulados pela gestão de Rogério Marinho sobre o avanço das obras do Projeto de Integração do São Francisco (PISF). No primeiro, elaborado em abril de 2019, o governo aponta que as obras estavam 96,9% finalizadas em fevereiro daquele ano, no início da gestão Bolsonaro. Segundo dados anteriores, a finalização chegou a 92,5% só nos governos Lula e Dilma.

Em janeiro de 2022, após algumas inaugurações em que Bolsonaro fez questão de participar, o MDR apontou em relatório que o projeto avançou para 98,64% em dezembro de 2021 - um acréscimo de 1,74% na execução.

Veja a entrevista abaixo: 

 

Temas