O presidente Jair Bolsonaro compartilhou em suas redes sociais, na madrugada desta segunda-feira (17), um vídeo do poeta baiano "Chapéu de Couro" que atribui ao ex-capitão uma obra finalizada em 2013 no Rio São Francisco.
No vídeo, o baiano diz que os governos de Lula e Dilma Rousseff, do PT, "abandonaram" a transposição e que Bolsonaro foi o responsável por retomar a obra na região.
"No canal do São Francisco, na velha transposição, passava só a poeira junto com a ilusão. Durante 16 anos de uma corrupta gestão, o sonho do sertanejo era só decepção", diz o poeta.
Apesar de alegar abandono da obra, a adutora do Rio São Francisco em Itaguaçu da Bahia, região citada no vídeo, foi inaugurada em maio de 2013, garantindo a ampliação das três etapas do sistema integrado de abastecimento de água.
Ao todo, segundo reportagem do G1, a adutora levou água para cerca de 330 mil pessoas em dezesseis municípios. O investimento da obra foi de R$ 182 milhões e contou com recursos dos governos estadual e federal.
Nos últimos meses, o presidente tem investido na tentativa de lucrar com a transposição do São Francisco feita durante o governo Lula no Nordeste.
Em junho, por exemplo, Bolsonaro esteve em Juazeiro do Norte (CE) para inaugurar o reservatório Jati, obra que começou a ser executada em 2007 e que já estava 94% pronta antes da posse do ex-capitão como presidente.
Confira: