GABINETE DO ÓDIO

Bolsonaro divulga vídeo da transposição do São Francisco no governo Lula dizendo que foi em "março de 2022"

Quase um ano após a derrota nas eleições, máquina de fake news de Bolsonaro contra Lula segue ativa e ex-presidente divulga mentira sobre transposição do Rio São Francisco.

Vídeo fake divulgado por Bolsonaro e o original, publicado em maio deste ano, no governo Lula.Créditos: Twitter / Instagram
Escrito en POLÍTICA el

Quase um ano após a derrota nas eleições presidenciais, mesmo com uma campanha recheada de fake news, Jair Bolsonaro (PL) segue propagando mentiras nas redes sociais para atacar o presidente Lula.

Nesta segunda-feira (23), o ex-presidente divulgou um vídeo nas redes sociais em que um homem se banha em um dos canais de transposição do Rio São Francisco. A data descrita na publicação "governo Bolsonaro Março 2022". Em seguida, um vídeo mostra o canal seco com a legenda: "governo Lula Setembro de 2023".

"A Transposição do Rio São Francisco após décadas de atraso e inúmeras suspeitas de corrupção foi concluída por nossa gestão. Hoje surgem aos montes vídeos de pessoas comuns mostrando o que parece ter se tornado com o governo Lula em apenas 9 meses", escreveu o ex-presidente.

No entanto, as imagens que mostram o homem mergulhando foram feitas em maio deste ano, no governo Lula, pelo youtuber André do Cariri, que divulgou o vídeo em suas redes sociais. "Transposição do Rio São Francisco que Passa em Barbalha Ceará! Barbalha - CE", diz o vídeo original.

Protagonista do vídeo, Rodrigo de Oliveira, de 45 anos, disse à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, que o canal está ainda mais cheio agora por causa das chuvas de setembro na região.

"Moro a um minuto de distância do canal, de moto. Hoje tem até peixe, as pessoas vão ali pescar, está bem profundo. Até proibiram o mergulho depois que algumas pessoas se afogaram ali. O nível está bem alto nos últimos meses", diz Daniela Alexandre, esposa de Oliveira.