O Instagram tem sugerido a seus usuários emojis que fazem clara propaganda ao candidato a prefeito de extrema direita Pablo Marçal (PRTB). As indicações aparecem sempre nos comentários de posts de Tabata Amaral (PSB), Guilherme Boulos (PSOL) ou Ricardo Nunes (MDB).
Sempre que um desses nomes é citado, o algoritmo do Instagram sugere um emoji com a letra "M", de Marçal, além de mostrar os números de Marçal que deverá ser digitado na urna: "2" e "8".
Te podría interesar
Veja um exemplo abaixo:
Te podría interesar
Por conta disto, a candidata a vereadora de São Paulo, Amanda Paschoal (PSOL), acionou a Justiça Eleitoral. Segundo sua representação, "esse comportamento [de sugestão de emojis] foi registrado em diferentes dispositivos e perfis, o que indica um padrão na interação da plataforma com seus usuários".
"A situação relatada configura uma possível violação ao princípio da isonomia entre os candidatos, assegurado pela legislação eleitoral, e pode influenciar de maneira indevida a competição eleitoral", diz ainda o documento.
A candidata pede também que a rede faça "as devidas correções" ou suspenda "a funcionalidade de sugestão de emojis e caracteres até o término do período eleitoral, como medida para a imediata retirada da dita propaganda".
Com informações da coluna de Mônica Bergamo