REPÚDIO

Justiça Eleitoral de SP se manifesta sobre cadeirada de Datena em Marçal

TRE-SP afirmou que repudia qualquer tipo de violência entre candidatos e defendeu debate civilizado

Datena arremessa cadeira em Pablo Marçal.Créditos: Reprodução/TV Cultura
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) se manifestou, na tarde desta segunda-feira (16), sobre o episódio de violência envolvendo os candidatos à prefeitura José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB) durante o debate eleitoral deste domingo (15). 

O TRE-SP afirmou que repudia qualquer tipo de ofensa ou violência entre os atores do processo eleitoral, sejam candidatos, eleitores, partidos políticos e instituições em geral.

Na situação envolvendo os candidatos, Datena jogou uma cadeira em Marçal após provocações do ex-coach. O caso repercutiu nas redes e chegou a sair em jornais estrangeiros

"O TRE-SP defende um debate de ideias civilizado, respeitoso e pacífico, a fim de que o eleitorado obtenha as informações necessárias para realizar a escolha de seus candidatos e candidatas de forma consciente e responsável, contribuindo, dessa forma, para a consolidação da nossa democracia", acrescentou em nota.

Entenda o caso

Na noite deste domingo (15), durante o debate eleitoral na TV Cultura, José Luiz Datena (PSDB) perdeu a paciência com Pablo Marçal (PRTB) e partiu pra cima do ex-coach, jogando uma cadeira no rival. 

O mediador, Leão Serva, chamou logo os comerciais. Em seguida, quando retornou a transmissão, o jornalista informou que, de acordo com o regulamento, Datena tinha sido expulso do debate. Marçal, por sua vez, pediu para deixar o local para buscar atendimento por causa da caideirada.

“O Brasil quer saber, São Paulo quer saber. Você é um arregão. Atravessou o debate esses dias para me dar um tapa, que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso”, provocou Marçal. Na sequência, Datena foi pra cima do coach com a cadeira. Veja o vídeo abaixo.