O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Lula (PT) para coordenar a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul após as enchentes que assolaram a região no mês de maio, usou as redes sociais para rebater a informação veiculada pela Revista Oeste e pelo deputado federal Zucco (PL-RS), que ele classificou como "desinformação" e "mentira".
Matéria publicada pela Revista Oeste afirma que o governo Lula estaria "boicotando" o Aeroporto de Porto Alegre. Além disso, a publicação revela que conversou "com um CEO de uma companhia aérea" que afirmou que o aeroporto da capital gaúcha "estaria 100% pronto para reabrir" e que a "estrutura já está apta para a retomada dos voos". O ministro Paulo Pimenta afirma que se trata de uma mentira.
Te podría interesar
"A Revista Oeste e o deputado Zucco, de forma irresponsável, publicaram uma nota afirmando que o Aeroporto Salgado Filho estaria pronto, apto para retomar os seus voos agora, mas que isso não estaria acontecendo por um suposto 'boicote' do governo federal ao governo do estado (RS). Isso é uma mentira que já foi desmentida pela Anac. Esta informação não é confirmada por ninguém, porque ela é falsa", inicia Paulo Pimenta.
Em seguida, o ministro Paulo Pimenta afirma que esteve "no aeroporto na semana passada, acompanhado do ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo. Lá, nós pudemos presenciar dezenas de máquinas, três usinas, trabalho de fresagem, centenas de pessoas trabalhando e um cronograma que vai permitir que, no dia 21 de outubro, 128 voos diários possam ser retomados. Qualquer outra informação diferente dessa é uma mentira. Qualquer outra informação diferente dessa é falsa".
Te podría interesar
"Portanto, o que existe de verdade é que, por iniciativa do governo federal, nós conseguimos antecipar, no diálogo com a Fraport, o cronograma de reabertura do Aeroporto Salgado Filho. A Anac já se manifestou de forma oficial, desmentindo categoricamente e informando a população que se trata de informação inverídica, improcedente, com objetivo político", prossegue Paulo Pimenta.
Posteriormente, Paulo Pimenta lamenta a disseminação de fake news: "Infelizmente, no meio de tanto trabalho, no meio de tantos desafios, a gente precisa utilizar parte do nosso tempo para desmentir informações inverídicas que têm um único objetivo: provocar a discórdia, desinformação no trabalho de reconstrução do estado do Rio Grande do Sul", concluiu o ministro.
O deputado federal Zucco rebateu a declaração de Paulo Pimenta e declarou que solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a instauração de procedimento para investigar a informação publicada pela Revista Oeste.