Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, volta à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (3) para participar de um audiência na Comissão de Agricultura convocada pelo bolsonarista José Medeiros (PL-MT).
O debate e o convite ao ministro foi articulado para discutir a proposta do governo Lula de importar arroz diante da tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul, estado que responde por cerca de 70% da produção nacional do grão
Te podría interesar
No último mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a importação de até 1 milhão de toneladas arroz, mas o leilão inicial para comprar 263,3 mil toneladas foi cancelado porque as empresas vencedoras não comprovaram capacidade técnica. Um novo leilão será marcado.
A importação de arroz vêm impulsionando ataques de ruralistas ao governo federal. A participação de Paulo Pimenta em uma audiência na Comissão de Agricultura, portanto, deve ser marcada por embates entre parlamentares da bancada do agronegócio ao ministro.
Enfrentamento
Paulo Pimenta esteve na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em 11 de junho e, na sessão, foi alvo de inúmeros ataques promovidos por deputados bolsonaristas, mas enfrentou cada uma das investidas e impôs humilhações a figuras como Bia Kicis (PL-DF) e Paulo Bilynskyj (PL-RJ).