CERCO SE FECHA

Carla Zambelli é alvo de nova investigação autorizada por Alexandre de Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu à solicitação da Polícia Federal

Carla Zambelli é alvo de nova investigação autorizada por Alexandre de Moraes.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quarta-feira (24) a abertura de uma nova investigação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por suposta ligação com a tentativa de golpe de Estado que tinha por objetivo manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Alexandre de Moraes atendeu a um pedido da Polícia Federal, que identificou que Carla Zambelli intermediou a viagem de uma influenciadora para a Espanha, onde se encontrou com o general Hugo Carvajal para obter informações sobre um suposto financiamento por parte do governo da Venezuela para movimentos de esquerda na Europa e na América Latina, incluindo o PT e o presidente Lula (PT).

De acordo com informações da Polícia Federal, a influenciadora, após retornar da Espanha, teria entregue um dossiê sobre o caso ao então ministro da Justiça, Anderson Torres, que determinou a abertura de um inquérito na PF para investigar o assunto.

Durante uma reunião ministerial realizada em 5 de julho de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro mencionou Carvajal: "Temos informações do General Carvajal, lá da Venezuela, que está preso na Espanha. Ele já fez a delação premiada dele lá. Por 10 anos abasteceu com o dinheiro do narcotráfico Lula da Silva, Cristina Kirchner, Evo Morales. Essa turma toda que vocês conhecem", disse.

Segundo a investigação da PF, a deputada Carla Zambelli intermediou a viagem da influenciadora um mês antes da declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre Carvajal na reunião ministerial.

Em sua decisão, Alexandre de Moraes afirma que os elementos apresentados pela PF mostram uma conexão entre os inquéritos das fake news, da milícia digital e da tentativa de golpe de Estado realizada em 8 de janeiro de 2023.

Com informações do G1.