Em meio à tragédia climática que devastou o Rio Grande do Sul, os aposentados do estado receberam uma boa notícia do Senado Federal. Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Assuntos Sociais aprovou um projeto que suspende o pagamento de empréstimos consignados pela categoria.
O Projeto de Lei 1815/2024, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), favorece não só os aposentados, mas também pensionistas e beneficiários de programas de transferência de renda do governo federal. A proposta suspende o pagamento por 180 dias.
Te podría interesar
A relatora do PL, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), defendeu que a aprovação do PL vai ajudar muitos idosos que vivem a calamidade do Rio Grande do Sul e se encontram em situação desesperadora em relação às suas finanças.
“A pessoa idosa precisa comprar remédios – que são muito mais caros e necessários para esta faixa etária – custear alimentação, moradia e pagar contas. Ou seja, como a maioria dos brasileiros, precisa sobreviver. No final do mês, essa conta não fecha e muitos acabam recorrendo a empréstimos consignados. A necessidade não espera e, com o crédito disponível, eles não têm muita escolha", destacou Zenaide.
Te podría interesar
A solicitação deve ser feita até 31 de dezembro deste ano e a matéria segue para aprovação na Câmara dos Deputados.
Sindnapi
O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Cavalo, saudou a iniciativa. "Como sabemos, muitos aposentados, pensionistas e, principalmente, idosos foram gravemente afetados com tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul", disse. "Essa medida vai proporcionar um alívio para que essa parcela da população alcance o equilíbrio financeiro", declarou.
O presidente ainda acrescentou que o Sindnapi tem promovido ações na região, como a arrecadação de doações para tentar aliviar o sofrimento, mas que somente isso não é suficiente. "Por isso, essa medida vem em boa hora. Esperamos que a Câmara aprove também", disse.