FREI CHICO

Lula pode fazer muito pouco para os aposentados, temos que nos mobilizar, diz Frei Chico

Irmão do presidente e membro do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos avalia atuação do governo sobre a categoria

Frei Chico.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O irmão do presidente Lula e membro do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Frei Chico, conversou, nesta quinta-feira (27), com a Fórum sobre as ações do governo de seu irmão para a categoria. 

Em sua avaliação, Lula "pode fazer muito pouco para os aposentados", e cabe à sociedade organizada se mobilizar para cobrar medidas que garantam seus direitos. 

"Eu acho que o governo Lula pode fazer muito pouco e que nós temos que fazer, como em qualquer governo, é nos mobilizarmos, tanto aposentados quanto trabalhadores, para demonstrarmos força e organização", avaliou Frei Chico. 

O militante também pontuou que o Congresso Nacional é muito conservador e que Lula tem "feito milagre" para preservar os direitos que foram conquistados até agora. 

Frei Chico ressalta o fato de que, atualmente, as pessoas alcançam um tempo de aposentadoria praticamente igual ao seu tempo de trabalho. Em seu próprio exemplo, ele conta que já está aposentado há 29 anos, e trabalhou por 35. "Onde vai ter dinheiro para o aposentado que vive esse tempo todo?", questiona. 

"Como é que nós vamos arrecadar? Como é que nós vamos achar fundos para recorrer? A carteira profissional assinada é uma forma, mas há uma campanha violenta no meio do sistema capitalista de eliminar o direito trabalhista", afirma. 

Nesse sentido, muitos trabalhadores são contratados com a ilusão de que não é preciso participar de sindicatos nem contribuir para a previdência. "É lamentável, mas tem bastante caso assim. Então, a nossa tarefa é tentar convencer essas pessoas a contribuirem para a previdência social e não cair nesse papo, que o sistema financeiro está jogando, de que a previdência é deficitária, que tem que cortar isso e aquilo. Nós não somos deficitários. Pelo contrário, se nós temos melhor salário, a sociedade vive melhor", explica.

O Sindnapi realiza campanhas sistemáticas contra isso. "Não é fácil, mas nós temos que fazer, porque garante o nosso rendimento dentro do combate à inflação".

O militante também fez críticas à forma como a parte mais rica da sociedade paga o Imposto de Renda. "É uma vergonha", diz. "Um funcionário federal que ganha 54 mil, se aposenta, por exemplo, ganhando integral. Nós nos aposentamos ganhando um salário mínimo e acham muito?", critica. "Mas estamos aqui na batalha", conclui Frei Chico.

Confira a entrevista completa de Frei Chico ao Fórum Onze e Meia desta quinta-feira (27):