ALUGUEL DE IMÓVEL

Gustavo Gayer é "ladrão" e "roubou dinheiro público", diz Carlito Neto

Documentos mostram que Gayer usou dinheiro de campanha e de gabinete para pagar aluguel de imóvel ligado às suas empresas; assessoria do deputado não negou acusação

Carlito Neto é enfático contra Gustavo GayerCréditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia desta quinta-feira (6), o historiador, cientista político e comunicador Carlito Neto foi enfático ao acusar de peculato o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Goiânia Gustavo Gayer (PL-GO).

Carlito acusa o parlamentar de usar verbas públicas para o pagamento do aluguel de suas empresas privadas em uma casa na capital de Goiás.

"O Gustavo Gayer, e eu posso falar aqui com boca cheia, porque eu tenho prova, ele é ladrão, tá? Ele roubou dinheiro público pra pagar aluguel de um endereço de uma empresa privada. Eu falo isso porque eu tenho provas, ele não me processa", afirma Neto.

"Me bloqueou nas redes sociais, porque ele é a favor da liberdade de expressão. Me bloqueou nas redes sociais, não respondeu os meus contatos pra que ele explique porque que ele usou dinheiro público pra pagar aluguel de uma empresa privada", completou o historiador.

O que dizem os documentos

Em um vídeo postado em outubro de 2022, o candidato eleito Gustavo Gayer convocou seus seguidores para visitar sua escola de inglês e comprar camisetas pró-Bolsonaro.

O endereço da escola era Rua T-38, número 146, quadra 116 - lote 11, Setor Bueno, segundo a própria postagem. 

No primeiro mês de mandato, em março de 2023, Gayer pagou R$ 6 mil em aluguel de um imóvel no mesmo endereço com dinheiro da Câmara.

Depois, os pagamentos de aluguel do gabinete em Goiás mudam para o endereço Rua T-38, 147, quadra 116 - lote 11, Setor Bueno.

Um número muda. É o que consta em documentos abertos disponíveis no site da Câmara. 

Escola de idiomas de Gustavo Gayer virou gabinete do deputado (Foto: Reprodução/Google Maps)

Na mesma esquina, também esteve localizada a 'Academia Gayer', uma empresa de consultoria de redes sociais que promete "turbinar os likes, os seguidores e as vendas no Instagram" da qual Gustavo é um dos sócios.

O CNPJ foi aberto em julho de 2022. O endereço original da empresa era na Rua T-38, número 147.

A empresa tinha sua sede no sobrado até maio de 2023, quando pediu mudança para a Junta Comercial do Estado de Goias. A mudança foi confirmada em junho. Até lá, os valores do aluguel do número 147 foram pagos com dinheiro da Câmara dos Deputados.

Na campanha

Segundo a prestação de contas de Gayer no TSE, valores de campanha foram utilizados para pagar o aluguel do mesmo endereço em 2022.

Foram R$ 3 mil pagos pela campanha para o mesmo endereço, ao mesmo tempo em que empresas eram sediadas no local.

O edifício que serviu como escola de inglês (146, segundo as redes do deputado), QG de campanha (147, segundo o TSE), gabinete do parlamentar (146 e 147, segundo a Câmara dos Deputados) e sede da empresa Academia Gayer (147, segundo a Junta Comercial) parece ser o mesmo para quem o vê de fora.

De acordo com Carlito, estes são indícios de que o parlamentar "roubou dinheiro público pra pagar aluguel de um endereço de uma empresa privada".

O que disse Gayer

A reportagem da Fórum questionou o deputado Gustavo Gayer sobre as acusações de Carlito e sobre os imóveis na rua T-38. Por meio de assessoria, o gabinete não negou a acusação. Recebemos a seguinte resposta:

"Boa tarde,

Estou sem tempo de digitar uma receita de bolo, nesse momento.

Acredito que o deputado tem menos tempo ainda, mas agradeço o interesse"

A Fórum segue com espaço aberto para esclarecimento das acusações.