BURGUESIA

Arthur Lira celebra 55 anos com regabofe em apartamento de Flávio Rocha, da Riachuelo, em Lisboa

Presidente da CNN Brasil e do grupo Esfera, João Carlos Camargo divulgou fotos do evento que reuniu cerca de 80 pessoas, entre eles Gilmar Mendes, políticos, empresários e banqueiros. Veja

Flávio Rocha, da Riachuelo, aplaude Arthur Lira e João Camargo, da CNN, na festa em seu apartamento em Lisboa.Créditos: Instagram / João Carlos Camargo
Escrito en POLÍTICA el

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) aproveitou o GilmarPalooza, como é conhecido o Fórum de Lisboa promovido por Gilmar Mendes, para celebrar em grande estilo a chegada de seus 55 anos, comemorado na terça-feira (25).

Em meio à batalha contra o Supremo Tribunal Federal (STF) em torno da descriminalização do porte da maconha e atuando a serviço do bolsonarismo nas pautas no Congresso, Lira comemorou pelo segundo ano consecutivo seu aniversário no luxuoso apartamento do empresário Flávio Rocha, dono da Riachuelo, na rua Rodrigues Sampaio, paralela à Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Em 2018, Rocha liderou um grupo de empresários, juntamente com Luciano Hang, para apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente chegou a cogitar nomeá-lo como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

“Por que não?”, afirmou em encontro com 62 empresários paulistas em agosto de 2018. Aplaudido, Bolsonaro também disse que Rocha seria seu "vice-presidente de honra".

Regabofe

A comemoração de Lira aproveitou o jantar oferecido pelo grupo Esfera - think tank criada para fazer frente ao grupo Lide, de João Doria - no apartamento de Rocha para celebrar seus 55 anos.

As fotos do regabofe, que reuniu cerca de 80 figuras da burguesia brasileira, entre políticos, ministros do STF e empresários, foram divulgadas pelo presidente executivo do Conselho da CNN e da Esfera Brasil, João Carlos Camargo.

"Mais algumas fotos do lançamento do estudo sobre Segurança Pública encomendado pela @esferabr, realizado em um jantar um dia antes do XII Fórum de Lisboa. Aproveitei a oportunidade para comemorar o aniversário do meu amigo, o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira", escreveu o presidente da CNN no Instagram, onde publicou três carrosséis de fotos com convidados.

Camargo atuava como interlocutor do grupo esfera com Jair Bolsonaro e é um crítico do governo Lula, em especial dos projetos de taxação de grandes fortunas dos chamados “fundos exclusivos”, que criou uma tributação anual sobre rendimentos de aplicações em offshores.

Ele atuou como assessor especial na equipe da ex-ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello, que bloqueou poupanças durante o governo Collor, e chegou a ser denunciado no esquema PC Farias por desvio de dinheiro.

Burguesia

Nas fotos divulgadas por João Camargo, além de Lira e do anfitrião do Fórum, o decano do STF Gilmar Mendes, aparecem figuras como o governador do Rio, Cláudio Castro, os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS; Marcos Molina, fundador do frigorífico Marfrig; Bruno Ferrari, fundador e CEO do Grupo Oncoclínicas; Rubens Ometto, da Cosan; Luiz Carlos Trabuco, Presidente do Conselho de Administração do Bradesco; e o banqueiro André Esteves, do BTG.

Além de Lira e de Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil e presidente do PP, estiveram no jantar os cinco cotados para a sucessão do bolsonarista na presidência da Câmara: Elmar Nascimento (União-BA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Dr. Luizinho (PP-RJ), Hugo Motta (Republicanos-PB) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).

O encontro ainda contou com a presença do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva; do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins; e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Veja fotos