O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), minimizou o anúncio da pré-candidatura do apresentador e jornalista José Luiz Datena à prefeitura de São Paulo, oficializada nesta quinta-feira (13) pelo PSDB. O prefeito da capital, que negociava há meses o apoio dos tucanos à sua chapa, disse estar tranquilo pela certeza de que "o coração e a alma" do PSDB estão com ele.
Nunes, que passou o dia vistoriando obras e a visitando aparelhos municipais no Aricanduva, na zona leste da cidade, evitou analisar o impacto da candidatura própria do PSDB sobre a sua estratégia para se manter no cargo por mais quatro anos.
Te podría interesar
"Acabei de assinar aqui para poder oferecer mais 15 locais de cursos profissionalizantes, né? Estou cuidando da cidade. Deixa todo mundo que quiser participar [das eleições] e entrar [na disputa pela Prefeitura]. É fundamental que a gente mantenha o nosso foco", afirmou o prefeito durante evento no CEU Formosa.
O jornalista da Rede Bandeirantes é considerado por analistas uma ameaça às pretensões de Nunes para reeleição. Isso porque Datena disputa com o prefeito votos do eleitorado conservador identificado com candidatos de centro-direita e de direita.
Te podría interesar
Datena garantiu que – após quatro desistências em eleições anteriores – entrou de cabeça na corrida eleitoral. "Realmente sinto que tenho mais responsabilidade nessa campanha do que nas anteriores. Porque, dessa vez, eu vou até o fim", disse, ao lado do cacique tucano Aécio Neves durante o evento em que oficializou a sua pré-candidatura, nesta quinta, em um hotel de São Paulo.
Ricardo Nunes vinha negociando o apoio do PSDB com o deputado federal Aécio Neves e outros líderes tucanos. Ele chegou a dar como certa a adesão dos peessedebista ao grupo que apoia a sua pré-candidatura. No entanto, o atual prefeito paulistano evitou polemizar o movimento estratégico dos ex-aliados.
"Acho que o Datena, obviamente, como qualquer um tem todo o direito de ser candidato. E o PSDB [tem liberdade] de tomar a sua decisão. Uma coisa que me deixa feliz é que o coração e a alma do PSDB continuam com a gente", comentou Nunes.
*Julio Costa Barros é jornalista