FERNANDA MELCHIONA

Deputada bolsonarista que não destinou emendas para desastres teve casa totalmente alagada

A única deputada do RS a destinar emendas parlamentares no orçamento de 2024 para desastres ambientais foi Fernanda Melchionna

Casa da deputada Franciane Bayer totalmente alagada.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal bolsonarista Franciane Bayer (Republicanos-RS) teve a sua casa em Canoas (RS) totalmente inundada. Ela deixou o imóvel na última sexta-feira (3), com o marido, filhos e animais de estimação após passar o dia erguendo imóveis para tentar salvá-los das águas que subiam.

No dia seguinte, no entanto, recebeu uma foto de um vizinho que mostrava a água barrenta na altura do telhado da residência. Ela teve que se refugiar na casa da mãe em Porto Alegre, a 20 km de lá.

"É um cenário que a gente nunca viu e nunca imaginou", disse a deputada federal à coluna de Mônica Bergamo. "A gente não consegue compreender o que está acontecendo. Às vezes, é difícil de assimilar. As casas de muitas pessoas não estavam em região de risco ou em área ribeirinha", afirmou ainda.

Começa a entender

"Como ser humano, a gente começa a entender um pouquinho da dor do outro. Quando aconteceram as outas enchentes no estado, em setembro do ano passado, fui para o Vale do Taquari fazer meu trabalho voluntário, mas hoje entendo que só sentindo o que é perder para entender", lamentou ela.

A única deputada do Rio Grande do Sul a destinar emendas parlamentares no orçamento de 2024 para desastres ambientais foi Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que reservou R$ 1 milhão para o tema.

Bayer afirma ter sido muito criticada por eleitores por não ter feito o mesmo. Ela, no entanto, minimiza o assunto:

"Nunca ninguém ia prever algo nesse nível que aconteceu aqui. É inexplicável, é inimaginável. Esses recursos de emendas parlamentares não resolveriam essa catástrofe, que é completa", disse.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar