INCOMPETÊNCIA

Sebastião Melo não informa dados e necessitados deixam de receber benefício de R$ 5,1 mil

Moradores necessitados receberam a mensagem: “CPF não cadastrado pela prefeitura. A prefeitura da cidade onde você mora não cadastrou sua família. Solicite o cadastro”

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo.Créditos: Julio Ferreira/PMPA
Escrito en POLÍTICA el

Segundo o Ministério Extraordinário da Reconstrução, a administração do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), não enviou ao governo federal os dados necessários dos mais de 150 mil habitantes da cidade atingidos pelos temporais que assolaram o Rio Grande do Sul.

Por conta disso, nenhuma família habilitada para receber os R$ 5,1 mil do Auxílio Reconstrução no primeiro lote de pagamento, liberado na segunda-feira (27), teve acesso ao benefício.

O mesmo, por exemplo, não ocorreu em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Por lá, a água avançou sobre 60% do perímetro urbano expulsando de casa mais de 180 mil pessoas, a prefeitura fez o cadastro de 68 mil famílias candidatas ao benefício. O processo tem andado rapidamente e 42 mil já tiveram o pagamento aprovado.

Ao tentarem se cadastrar, moradores de Porto Alegre receberam a seguinte mensagem: “CPF não cadastrado pela prefeitura. A prefeitura da cidade onde você mora não cadastrou sua família. Solicite o cadastro”.

O Ministério Extraordinário da Reconstrução disse à GZH que a Capital não submeteu dados de famílias aptas a receber o benefício até a tarde desta segunda.

O que diz a prefeitura

O secretário interino de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Jorge Brasil, afirmou que as equipes da pasta estão “trabalhando na normatização dos dados colhidos junto à população antes de submetê-los ao governo federal”.

A estimativa da Prefeitura é de que a primeira relação seja enviada entre esta segunda e terça-feira (28), com cerca de 20 mil beneficiários.

O benefício

O benefício criado pelo governo federal é pago em parcela única via PIX, para socorrer as famílias que perderam bens pessoais e renda em razão das inundações no estado.

Para que o pagamento do benefício ocorra, a primeira etapa a ser realizada é o cadastro da prefeitura. Os dados a seguir são conferidos pelo governo federal.

A partir do pagamento autorizado, o responsável pela família a receber o benefício precisa confirmar a solicitação pela internet.