BARBÁRIE

VÍDEO - Sebastião Melo, carne de cachorro e negacionismo climático: tragédia anunciada

O prefeito de Porto Alegre é acusado de ter ignorado uma série de alertas sobre risco de inundações pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto

VÍDEO - Sebastião Melo, carne de cachorro e negacionismo climático: tragédia anunciada.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

Internautas resgataram nesta quinta-feira (23) dois vídeos que remetem ao segundo turno da disputa pela prefeitura de Porto Alegre na eleição de 2020, que foi travada entre a candidata Manuela D'Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB) e que mostram o potencial destruidor das fake news, desinformação e negacionismo climático. 

No vídeo vinculado à campanha de Manuela D'Ávila, a então candidata apresenta uma proposta para drenar Porto Alegre e evitar novas inundações.

"Cada vez que chove, o caos toma conta da vida de milhares de pessoas da nossa cidade. São as pessoas que sofrem com as cheias e alagamentos. Um problema histórico, mas que podemos resolver", inicia Manuela D'Ávila.

Em seguida, Manuela D'Ávila destaca o bairro do Sarandi, o mais afetado pela atual enchente e que ainda está dominado pelas águas. "O primeiro bairro que me vem à cabeça é o Sarandi. Retomar os projetos da Casa de Bomba 10 é a primeira medida para começarmos a vencer os alagamentos na região. Também devemos estabelecer um plano de ação [...] retomar o planejamento, a manutenção e a execução das obras de drenagem é fundamental para livrarmos a nossa cidade da invasão das águas", conclui Manuela.

O outro vídeo que circula pelas redes é uma carreata do então candidato Sebastião Melo (MDB), que venceria o pleito municipal. Ao invés de apresentar propostas aos cidadãos, são disparados ataques contra Manuela D'Ávila, afirmando que Porto Alegre iria virar uma Venezuela e que carne de cachorro seria oferecida.

"Nós vamos comer carne de cachorro, podem ter certeza. Vamos cuidar dos bichinhos. Nós vamos virar uma Venezuela. Vamos comer carne de verdade, pessoal. Vote no 15. Comunista de iPhone 11. Socialismo é só para os outros. Votem no 15, vocês vão comer carne e não vai ser de cachorro", dispara o cabo eleitoral de Sebastião Melo.

Como se vê, a então candidata Manuela D'Ávila foi alvo de clássicas fake news associadas ao seu nome, mas também à esquerda como um todo. No entanto, apresentou um plano para evitar novas enchentes, enquanto seus adversários a acusavam de que ia oferecer carne de cachorro.

Esses vídeos resgatados pelos internautas dão a dimensão dos estragos que as fake news e a desinformação aliadas ao negacionismo climático podem proporcionar: hoje, Porto Alegre e o restante do Rio Grande do Sul estão embaixo d'água.

Sebastião Melo ignorou alertas de novas enchentes 
 

O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL-RS) denunciou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), por negligência após ignorar uma série de alertas sobre riscos de inundações emitidos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).

O parlamentar publicou os documentos oficiais do DMAE no X (antigo Twitter), na manhã desta terça-feira (21). O primeiro aviso do DMAE foi em novembro de 2023, quando Porto Alegre também sofreu com fortes inundações após o Rio Guaíba atingir mais de 3,4m.

Depois da tragédia, engenheiros do DMAE solicitaram reparos urgentes em quatro estações de bombeamento de águas pluviais (Ebap): 17 e 18, que ficam no Centro; 13, no Parque Marinha; e 20, na Vila Minuano.

"Alertamos sobre a necessidade urgente de resolução da demanda apresentada neste expediente, ou seja, elevação das paredes do poço de descarga das EBAPs 17 e 18, sendo recomendado a priorização, em relação a outras demandas de projeto, tendo que visto o alto potencial de prejuízo para a cidade", diz um trecho do documento divulgado pelo deputado. Veja a íntegra abaixo.

Os engenheiros ainda alertaram para o risco de "alagamento da área central de Porto Alegre, entre a Usina do Gasômetro e a Rodoviária” caso os reparos não fossem feitos.

Já na EBAP 13, que fica no Parque Marinha, foi solicitado o conserto das janelas de inspeção do poço de descarga, que não estavam devidamente pressurizadas, como manda o projeto original. O perigo iminente era o alagamento no Menino Deus e no entorno da Azenha.

Por fim, na EBAP 20, localizada na Vila Minuano, os engenheiros pediram uma avaliação do quão protegido estava o “poço de descarga”, pois havia a hipótese de que uma elevação do Arroio Passo da Mangueira geraria o colapso das bombas e graves consequências na região do Sarandi

O deputado lamentou que, "tragicamente, toda a descrição dos engenheiros do DMAE aconteceu, e da pior maneira". "Se comprovou o que os estudiosos da hidrologia dizem: a pior inundação é a que está por vir, por isso, a prevenção é o melhor caminho", afirmou.

"Negacionismo climático"

"O prefeito Sebastião Melo adora aparecer como síndico, zelador, cuidador dos problemas da capital, mas mostrou que isso é só discurso. Diante do "Super El Niño" e da inegável mudança no padrão de chuvas na última década, o seu negacionismo climático se sobressaiu", acrescentou o parlamentar.

Gomes ainda informou que essas informações "são só o começo", já que, segundo o deputado, "os processos possuem mais de 100 páginas, inúmeras perguntas não respondidas, detalhes absurdos da inoperância de Sebastião Melo e nós iremos mostrar ponto a ponto pra vocês".

Após a investigação, o deputado disse que os documentos serão entregues ao Ministério Público do Rio Grande do Sul.

A Fórum entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Alegre e o assim que obtiver o retorno, a matéria será atualizada.