O deputado estadual Matheus Gomes (PSOL-RS) denunciou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), por negligência após ignorar uma série de alertas sobre riscos de inundações emitidos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).
O parlamentar publicou os documentos oficiais do DMAE no X (antigo Twitter), na manhã desta terça-feira (21). O primeiro aviso do DMAE foi em novembro de 2023, quando Porto Alegre também sofreu com fortes inundações após o Rio Guaíba atingir mais de 3,4m.
Te podría interesar
Depois da tragédia, engenheiros do DMAE solicitaram reparos urgentes em quatro estações de bombeamento de águas pluviais (Ebap): 17 e 18, que ficam no Centro; 13, no Parque Marinha; e 20, na Vila Minuano.
"Alertamos sobre a necessidade urgente de resolução da demanda apresentada neste expediente, ou seja, elevação das paredes do poço de descarga das EBAPs 17 e 18, sendo recomendado a priorização, em relação a outras demandas de projeto, tendo que visto o alto potencial de prejuízo para a cidade", diz um trecho do documento divulgado pelo deputado. Veja a íntegra abaixo.
Te podría interesar
Os engenheiros ainda alertaram para o risco de "alagamento da área central de Porto Alegre, entre a Usina do Gasômetro e a Rodoviária” caso os reparos não fossem feitos.
Já na EBAP 13, que fica no Parque Marinha, foi solicitado o conserto das janelas de inspeção do poço de descarga, que não estavam devidamente pressurizadas, como manda o projeto original. O perigo iminente era o alagamento no Menino Deus e no entorno da Azenha.
Por fim, na EBAP 20, localizada na Vila Minuano, os engenheiros pediram uma avaliação do quão protegido estava o “poço de descarga”, pois havia a hipótese de que uma elevação do Arroio Passo da Mangueira geraria o colapso das bombas e graves consequências na região do Sarandi.
O deputado lamentou que, "tragicamente, toda a descrição dos engenheiros do DMAE aconteceu, e da pior maneira". "Se comprovou o que os estudiosos da hidrologia dizem: a pior inundação é a que está por vir, por isso, a prevenção é o melhor caminho", afirmou.
"Negacionismo climático"
"O prefeito Sebastião Melo adora aparecer como síndico, zelador, cuidador dos problemas da capital, mas mostrou que isso é só discurso. Diante do "Super El Niño" e da inegável mudança no padrão de chuvas na última década, o seu negacionismo climático se sobressaiu", acrescentou o parlamentar.
Gomes ainda informou que essas informações "são só o começo", já que, segundo o deputado, "os processos possuem mais de 100 páginas, inúmeras perguntas não respondidas, detalhes absurdos da inoperância de Sebastião Melo e nós iremos mostrar ponto a ponto pra vocês".
Após a investigação, o deputado disse que os documentos serão entregues ao Ministério Público do Rio Grande do Sul.
A Fórum entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Alegre e o assim que obtiver o retorno, a matéria será atualizada.