RECONSTRUÇÃO

Tragédia no RS: Governo Lula pretende comprar 30 mil casas para vítimas das enchentes

O estado registra cerca de 65 mil desabrigados e 581 mil desalojados, após a catástrofe climática que se abateu sobre os gaúchos

O estado convive com a tragédia climática.Créditos: Marinha do Brasil/RS
Escrito en POLÍTICA el

O governo do presidente Lula espera comprar, inicialmente, 30 mil casas para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os imóveis estão desocupados em vários municípios do estado.

Segundo as estimativas do Ministério das Cidades, as residências serão destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 4.400, que se enquadram nas faixas 1 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

O ministro Jader Filho já manteve três reuniões virtuais com cerca de 50 prefeitos gaúchos. Na próxima semana, ele e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, terão novas discussões a respeito do assunto no estado.

Além das 30 mil residências, a pasta projeta que mais 10 mil casas do MCMV estarão prontas no estado em, no máximo, 12 meses.

Ainda não está definido o orçamento total para a aquisição das casas. Porém, o governo Lula se comprometeu a liberar recursos para abrigar as pessoas que perderam suas residências.

O estado registra cerca de 65 mil desabrigados (pessoas que perderam as casas) e 581 mil desalojados (que, está temporariamente fora das residências), depois da tragédia climática que se castiga o povo gaúcho.

Chuvas e onda de frio

A previsão do tempo não é nada boa para o Rio Grande do Sul. Uma área de baixa pressão na região Sul do país formou uma intensa frente fria, que avança sobre outras áreas, trazendo chuvas e queda acentuada das temperaturas.

Uma zona de alta pressão vinha atuando sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, bloqueando, assim, a atmosfera e impedindo que as chuvas do Sul avançassem. Entretanto, a alta pressão perdeu força nos últimos dias.

As chuvas já atingem áreas do Mato Grosso do Sul desde quinta-feira (23). Atrás dessa frente fria, uma massa de ar polar traz frio intenso, com temperaturas até 5 graus abaixo da média em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A onda de frio avançará também para Sudeste, Centro-Oeste, atingindo até o Norte nos próximos dias. As baixas temperaturas podem agravar a situação de desabrigados em áreas atingidas pelas chuvas.