LUTO NO IRÃ

Lula envia condolências ao Irã por morte do presidente Ebrahim Raisi

Nicolas Maduro disse que ficou "chocado" com a morte do amigo. Presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel Bermúdez, lamentou a perda do "político admirável e querido pelo seu povo".

Lula e o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morto em acidente aéreo.Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva enviou condolências ao governo do Irã pela morte do presidente Ebrahim Raisi, vítima de um acidente aéreo ocorrido neste domingo (19).

LEIA TAMBÉM:
Ex-ministro do Irã culpa EUA por queda de helicóptero que matou presidente Ebrahim Raisi

Além de Raisi, de 63 anos, estavam no helicóptero que caiu em uma região montanhosa na província iraniana do Azerbaijão Oriental: o chanceler Hossein Amir-Abdollahian, de 60 anos; o governador da província Malek Rahmati; o imã Tabriz - guia espiritual islâmico - da região, o chefe da segurança do presidente e três membros da tripulação.

"Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítima, ao governo e ao povo iraniano", publicou o presidente brasileiro.

Em nota, o Itamaraty afirma que recebeu "com profunda consternação" a informação sobre as mortes, decorrentes do acidente aéreo.

"O governo brasileiro recebeu, com profunda consternação, as notícias das mortes do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, do chanceler Hossein Amir Abdollahian e de outras autoridades do país", diz o texto. 

"O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas", segue o texto.

Cuba e Venezuela

Em longa nota na rede X, o presidente venezuelano, Nicolas Maduro disse que está "chocado" com a morte de Raisi.

"Estou chocado com as duras notícias sobre a sensível perda física do Presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi", iniciou Maduro.

O presidente da Venezuela, que mantém relações muito próximas com o Irã, ainda falou da amizade dele e da esposa, Cília, com o casal iraniano.

"Cilia, que é amiga de sua esposa, e eu estamos profundamente tristes por ter que nos despedir de uma pessoa exemplar, um líder extraordinário do mundo como nosso irmão Ebrahim é e sempre será, um excelente ser humano, defensor da soberania do seu povo e amigo incondicional do nosso país".

Alvo de sanções históricas dos EUA, assim como o irã, Cuba também se solidarizou com o povo iraniano por meio de publicação do presidente Miguel Diaz-Canel Bermúdez.

"O Partido, o Governo e o povo de Cuba, lamentam profundamente a perda de um grande amigo, político admirável e querido pelo seu povo: o Presidente da República Islâmica do Irã Ebrahim Raisi, o seu chanceler Hossein Amir Abdollahian e o seu companheiros", publicou.

Veja mais repercussões

Estou profundamente entristecido com o falecimento repentino de sua excelência, o aiatolá Ebrahim Raisi, presidente da República Islâmica do Irã. (...) Em nome do governo e do povo do Japão, gostaria de expressar minhas mais profundas condolências ao governo do Irã, ao povo do Irã e à família enlutada

Fumio Kishida
primeiro-ministro do Japão

Sinceras condolências ao governo e ao povo da República Islâmica do Irã. (...) Pedindo misericórdia e perdão a Deus todo-ooderoso para eles e para as suas famílias, com paciência e consolo. Pertencemos a Allah e a Ele retornaremos

Tamim bin Hamad al-Thani
emir do Qatar

Rezo pela misericórdia de Deus para com meu querido colega, irmão e presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, que, infelizmente, morreu em um acidente de helicóptero. (...) Como colega que testemunhou pessoalmente os seus esforços pela paz do povo iraniano e de nossa região durante o seu mandato, lembro-me do presidente com respeito e gratidão

Recep Tayyip Erdogan
presidente da Turquia

Profundamente entristecido e chocado com a trágica morte de Ebrahim Raisi, presidente da República Islâmica do Irã. Sua contribuição para fortalecer o relacionamento bilateral Índia-Irã sempre será lembrada

Narendra Modi
primeiro-ministro da Índia

Ebrahim Raisi foi um político excepcional cuja vida inteira foi dedicada a servir a pátria. (...) Como verdadeiro amigo da Rússia, ele fez uma valiosa contribuição pessoal para o desenvolvimento de relações de boa vizinhança entre nossos países e grandes esforços para elevá-las ao nível de parceria estratégica

Vladimir Putin
presidente da Rússia


A morte do Presidente Raisi e do Ministro das Relações Exteriores Abdollahian, bem como de outros membros de sua delegação e tripulação em um acidente de helicóptero. Nossos pensamentos estão com as famílias

Charles Michel
presidente do Conselho Europeu

O presidente da República Árabe do Egito (...) ora para que o falecido presidente iraniano e as outras vítimas descansem na misericórdia de Deus todo-poderoso e concedam paciência e consolo às suas famílias

Abdul Fatah Khalil Al-Sisi
presidente do Egito

Temas