O Psol de São Paulo entrou na última quarta-feira (15, ) com um pedido no Ministério Público para que o vereador Rubinho Nunes (União Brasil) seja investigado por fazer coro a fake news propagadas pelo coach Pablo Marçal sobre o desastre climático do Rio Grande do Sul.
O texto aponta que o parlamentar, que é oriundo do MBL, pode ter cometido os crimes de omissão de socorro e de perigo para a vida ou saúde de outrem. Ao corroborar as narrativas de Marçal de que o poder público estaria gerando entraves para o envio de doações, o texto diz que o vereador desestimula as ações de ajuda humanitária às vítimas das inundações.
Te podría interesar
A representação foi protocolada por Débora Lima, a presidenta do diretório estadual do Psol, e indicou três vídeos produzidos por Rubinho Nunes na última semana e reproduzidos no seu canal de YouTube em que ele utiliza da desinformação para atacar a Globo, a imprensa de modo geral e o Governo Lula.
“Trata-se de representação diante da conduta do vereador Rubens Alberto Gatti Nunes, o qual, por meio de suas redes sociais, em particular seu canal no Youtube, vêm divulgando notícias sabidamente falsas ou completamente distorcidas sobre a calamidade vivida pelo estado do Rio Grande do Sul, numa demonstração de agrante má-fé, ou, no mínimo, de extrema ingenuidade (...) Vilipendia a atuação das autoridades e desestimula o financiamento coletivo para missões de salvamento e reconstrução”, diz o texto.