Pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, divulgada na madrugada desta segunda-feira (13) revela que Lula venceria por 46% a 40% o atual governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), caso ele seja o candidato bolsonarista nas eleições presidenciais de 2026.
O estudo mostra ainda que 8% votariam nulo e 6% não responderam.
Te podría interesar
SAIBA MAIS: Lula supera Bolsonaro como cabo eleitoral nas eleições municipais, diz Quaest
Com Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, apoiadores do ex-presidente, no entanto, já preferem o nome da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para enfrentar o petista nas urnas.
Te podría interesar
Segundo o estudo, Michelle Foi citada por 28% dos entrevistados como "melhor para enfrentar Lula em 2026 se Bolsonaro não puder concorrer". Tarcísio foi lembrado por 24%. A diferença está dentro da margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos.
Presidenta do PL Mulher, a esposa de Bolsonaro tem vantagem sobre o ex-ministro no Norte e Centro-Oeste (33% a 16% em ambas as regiões), no Nordeste (31% a 20%) e no Sul (26% a 18%). Tarcísio fica à frente no Sudeste, com 33% das menções contra 23% de Michelle.
Além deles, 10% dos entrevistados citaram o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Romeu Zema (Novo), que governa Minas Gerais, foi apontado por 7%; e Ronaldo Caiado (União), de Goiás, por 5%. Outros 26% não souberam ou não quiseram responder.
Reeleição
Apesar de liderar as intenções de voto, Lula precisa convencer boa parte dos eleitores para seguir na Presidência, caso decida disputar a reeleição, segundo a Quaest.
A pesquisa mostra que 55% dos entrevistados dizem que o petista não merece uma nova chance em 2026, enquanto 42% afirmam que Lula deve ser reeleito - 3% não se manifestaram.
Entre aqueles que votaram em Bolsonaro, 93% rejeitam um novo mandato do petista. Já entre os que elegeram Lula, 74% dizem que ele merece seguir no Planalto.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.045 eleitores de forma presencial em 120 municípios entre os dias 2 e 6 de maio. O nível de confiança é de 95%.
Leia a pesquisa na íntegra