CUIDADO COM O POVO

Lula vai voltar ao Rio Grande do Sul para anunciar novas medidas de apoio ao povo gaúcho

Na próxima quarta, dia 15, presidente fará a terceira viagem ao estado que vivencia uma tragédia humanitária e climática em razão de fortes chuvas que causaram enchentes

Créditos: Governo RS (Maurício Tonetto) - Lula esteve em Porto Alegre no dia 5 e em Santa Maria no dia 2. Ele retorna ao estado na próxima quarta, dia 15
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Lula anunciou nesta segunda-feira (13) que vai voltar ao Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (15), quando vai anunciar novas medidas de apoio a pessoas afetadas pelas enchentes no estado.

“Vamos preparar uma série de medidas para as pessoas físicas, para ajudar aqueles que perderam seus bens a começarem a repor parte do que foi perdido com recursos da União,” declarou Lula.

LEIA TAMBÉM: Mudou o tom: Lula fala de responsabilidade da prefeitura de Porto Alegre em tragédia

Essa será a terceira visita de Lula ao Rio Grande do Sul por causa das enchentes. Ele já esteve em Santa Maria, em 2 de maio, e em Porto Alegre, no último dia 5.

Em uma reunião virtual com o governador Eduardo Leite (PSDB), que optou por não comparecer presencialmente em Brasília devido à retomada das chuvas, Lula também mencionou o adiamento de sua viagem ao Chile, originalmente agendada para os dias 17 e 18, colocando as questões do Rio Grande do Sul como prioridade imediata.

Ainda nesta segunda-feira, Lula convocou uma reunião ministerial extraordinária para o final do dia com o objetivo de discutir estratégias adicionais de suporte ao estado.

Durante o encontro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o Rio Grande do Sul poderá suspender o pagamento de sua dívida pública com a União por três anos, sem a incidência de juros sobre o montante após esse período.

LEIA TAMBÉM: Governo Lula suspende pagamento da dívida do RS por três anos

Segundo Haddad, a medida representará uma economia de R$ 11 bilhões, recursos que serão redirecionados para a reconstrução da infraestrutura devastada pelas chuvas.

As decisões sobre o alívio da dívida foram tomadas após discussões entre o governo federal, o governador Leite e sua equipe, iniciadas na última quinta-feira (9).

Estas são parte de uma série de ações que serão implementadas para auxiliar a população gaúcha neste momento crítico.

Operações do Governo Lula

O Governo Federal coordena uma articulação que envolve 17 ministérios e mais de 26 mil pessoas para enfrentar a crise que afeta mais de 2 milhões de pessoas em 447 municípios do Rio Grande do Sul em função de chuvas que devastaram parte do estado.

Além do salvamento de pessoas e animais, os profissionais atuam no restabelecimento de energia e de telecomunicações, na recuperação de estradas e estruturas, no acolhimento e na estruturação de abrigos para desalojados, no atendimento em saúde e na garantia da segurança de instalações.

Desde o início das operações de socorro à população atingida pelas fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, já foram realizadas mais de mil horas de voo.

A informação foi divulgada durante a 9ª reunião da Sala de Situação nesta segunda. O trabalho das equipes federais no estado segue sob a coordenação do comando Militar do Sul. Segundo a totalização deste domingo, as ações realizadas pelos militares de Exército, Marinha e Aeronáutica já resultaram no resgate de 66 mil pessoas e de oito mil animais domésticos.