O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou em seus perfis oficiais nas redes sociais, neste domingo (12), Dia das Mães, uma mensagem em homenagem a todas as mães do Brasil e, no vídeo, deixou um aceno especial às mães do Rio Grande do Sul, estado devastado pelas chuvas e pelas enchentes nos últimos dias.
“Meus amigos e minhas amigas, hoje é dia de lembrar com muito carinho daquelas que, mesmo à distância, estão sempre ao nosso lado, aquelas que nos deram a vida, e que nos dariam quantas vidas tivessem. Hoje, eu quero homenagear todas as mães brasileiras, mas quero deixar uma mensagem de solidariedade para as mães do Rio Grande do Sul, vítimas de uma das maiores tragédias ambientais da História do Brasil. Vocês não estão sozinhas! Estamos juntos para recuperar e reconstruir o que o que foi destruído, cidades, pontes, rodovias. Mas sabemos que nem tudo poderá ser recuperado. Mães perderam seus filhos, e filhos perderam suas mães. A melhor maneira de honrar a memória daqueles que se foram é trabalharmos juntos com aquilo que o povo brasileiro tem de melhor: o espírito de união, a solidariedade e o amor ao próximo. Nesse dia de hoje, nossa gratidão àquelas que não deixam jamais perder a fé e a esperança. O meu abraço carinhoso e afetuoso a todas as mães do nosso Brasil”, diz o presidente na gravação.
A tragédia que assola o Rio Grande Sul, que permanece com boa parte do seu território ainda submerso, registra até o momento, na contagem atual das autoridades, 143 mortos e pelo menos 131 desaparecido, com mais de 800 pessoas feridas. As operações de resgate e salvamento, levadas a cabo por milhares de servidores civis e militares, de municípios, estados e da União, além de muitos cidadãos, seguem em vários pontos do estado dia e noite, sem prazo para acabar.
Veja o vídeo com a mensagem do presidente Lula: