RECIFE

João Campos tem quase 80% das intenções de voto no Recife

Apoiado por Lula e aprovado por 88% da população, Campos deve humilhar Gilson Machado, o sanfoneiro de Bolsonaro

João Campos e LulaCréditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O prefeito de Recife João Campos (PSB-PE) deve ganhar com larga maioria as eleições municipais de 2024. Uma pesquisa do Datatrends mostra uma avassaladora vitória do atual chefe do executivo frente ao seu adversário Gilson Machado, o sanfoneiro de Bolsonaro.

Segundo o levantamento, Campos tem 77% das intenções de voto contra 6% de Daniel Coelho, do Cidadania, e 4% de Gilson Machado. Dani Portela (PSOL), teria 1%. Em votos válidos, Campos chegaria a 89,5% dos eleitores, excluindo brancos, nulos e indecisos.

O prefeito, filho do finado Eduardo Campos, garantiu uma popularidade alta com uma forte comunicação redes e consolidação no poder da capital.

Formalmente, Campos ainda não recebeu o endosso eleitoral do presidente da República, mas o PT deve apoiar a coalizão do PSB. Lula se reuniu em diversas ocasiões com o prefeito de Recife nos últimos meses.

Nas eleições municipais de 2020, João Campos obteve 54,3% dos votos válidos e venceu a candidata apoiada pelo partido, Marília Arraes, à época candidata pelo PT, que faz parte da mesma família política.

Do outro lado

O candidato do bolsonarismo é Gilson Machado, o sanfoneiro de Bolsonaro. Ele ficou marcado por ser um dos sujeitos mais curiosos da gestão Bolsonaro.

Foi Secretário do Turismo e presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), mas sua gestão ficou mesmo marcada por seus shows tocando sanfona atrás de Bolsonaro em lives no Facebook. Ele chegou a se candidatar ao Senado Federal em 2022, mas perdeu para Teresa Leitão, do PT.