CRISE

Lira envia pedido de cassação de Glauber Braga ao Conselho de Ética da Câmara

A ação diz respeito ao evento em que o deputado do PSOL se desentendeu com um militante do MBL

Lira envia pedido de cassação de Glauber Braga ao Conselho de Ética da Câmara.Créditos: Agência Câmara
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), enviou ao Conselho de Ética o pedido de cassação do Novo contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). A ação diz respeito à discussão na qual Braga se envolveu com um integrante do MBL.

O que aconteceu? O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) expulsou das dependências da Câmara, na terça-feira (16), o "influenciador" de extrema direita Gabriel Costenaro, membro do Movimento Brasil Livre (MBL).

Costenaro foi à casa legislativa a convite do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) e, seguindo o modus operandi do MBL, provocou Glauber Braga, que reagiu.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver que Glauber cita um suposto processo no qual Costenaro seria réu por violência doméstica. O integrante do MBL, por sua vez, afirma que é alvo de difamação.

Em dado momento, o militante de direita afirmou que a mãe de Glauber seria "corrupta". O deputado do PSOL, então, empurrou Costenaro até a saída da Câmara, desferindo alguns pontapés.

Após a confusão, o deputado Glauber Braga se pronunciou. “Esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. É a 5ª provocação dele! Na 4ª vez ele ameaçou a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava. Já existe boletim de ocorrência sobre isso! Não me arrependo de nada do que fiz! Não vou recuar para fascista do MBL!”, disse Glauber em seu pronunciamento.

Sobre o pedido de cassação enviado nesta segunda-feira (22) à Comissão de Ética, Glauber disse que "o partido Novo entrou com uma representação pedindo a cassação do nosso mandato, mas não vão nos intimidar”.