ESPÍRITO SANTO

Capitão Assumção: deputados afrontam Moraes e votam para tirar bolsonarista da cadeia

Aliado radical e violento de Jair Bolsonaro (PL), o deputado estadual foi preso há uma semana pela Polícia Federal por ameaçar a segurança de Lula, deputados, senadores e dos ministros do Supremo.

Capitão Assumção e o resultado da votação que afronta a decisão de Moraes.Créditos: Ales
Escrito en POLÍTICA el

Em sessão na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta quarta-feira (6), 24 deputados estaduais afrontaram a decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e votaram pela revogação da prisão do bolsonarista Capitão Assumção (PL-ES) por ameaça ao presidente Lula.

Aliado radical e violento de Jair Bolsonaro (PL), o deputado estadual foi preso há uma semana pela Polícia Federal (PF). A prisão ocorreu em decorrência de um mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da Procuradoria-Geral de Justiça do estado.

LEIA TAMBÉM
Ameaça a Lula: Moraes alegou segurança do presidente para prender deputado bolsonarista

Na decisão, Moraes afirmou que a prisão pela publicação de vídeos no TikTok com conteúdo antidemocrático e por integrar "milícias digitais", foi motivada pela ameaça à segurança de Lula.

Na sentença, que tem caráter sigiloso, Moraes aponta que o parlamentar infringe a manutenção do Estado Democrático de Direito com as postagens. O texto classifica a conduta como "ilícita" e "gravíssima", passível de ameaçar a segurança de Lula, deputados, senadores e dos ministros do Supremo.

Na segunda-feira (4), a Ales instaurou uma comissão especial para analisar a prisão preventiva do deputado, que aprovou um parecer pelo relaxamento da prisão, que foi levado à votação no plenário nesta quarta.

Apenas 4 dos 28 parlamentares estaduais se colocaram contra a soltura do bolsonarista: Iriny Lopes e João Coser (PT), Camila Valadão (Psol) e Tyago Hoffmann (PSB) - veja abaixo a lista de quem votou a favor da revogação da prisão.

A decisão dos deputados será enviada para apreciação ao Supremo Tribunal Federal nas próximas horas.

O advogado Fernando Dilen, que faz a defesa de Assumção, disse que "a sessão histórica de hoje cravou o exercício da democracia e dos Poderes Constituidos".

"Aguardamos o Ministro Relator os trâmites para a expedição de alvará de soltura ao Quartel da Polícia Militar (QCG), em Vitória", disse o advogado, que espera o aval do próprio Moraes para a soltura.

Veja quem votou a favor da soltura de Capitão Assumção:

  1. Adilson Espindula (PDT)
  2. Alcântaro Filho (Republicanos)
  3. Alexandre Xambinho (Podemos)
  4. Allan Ferreira (Podemos)
  5. Bispo Alves (Republicanos)
  6. Callegari (PL)
  7. Coronel Weliton (PRD)
  8. Dary Pagung (PSB)
  9. Delegado Danilo Bahiense (PL)
  10. Denninho Silva (União)
  11. Dr. Bruno Resende (União)
  12. Engenheiro José Esmeraldo (PDT)
  13. Gandini (PSD)
  14. Hudson Leal (Republicanos)
  15. Janete de Sá (PSB)
  16. Lucas Polese (PL)
  17. Lucas Scaramussa (Podemos)
  18. Mazinho dos Anjos (PSDB)
  19. Pablo Muribeca (Patri)
  20. Raquel Lessa (PP)
  21. Sergio Meneguelli (Republicanos) – votou on-line
  22. Theodorico Ferraço (PP) – votou on-line
  23. Vandinho Leite (PSDB)
  24. Zé Preto (PL)