BOLSONARISTA EM CANA

Capitão Assumção, deputado investigado por atos golpistas, é preso pela PF

Parlamentar do Espírito Santo estava sob monitoramento de tornozeleira eletrônica desde dezembro de 2022, por ordem do ministro Alexandre de Moraes

O deputado Capitão Assumção, preso pela PF.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O deputado estadual Capitão Assumção (PL), do Espírito Santo, foi preso pela Polícia Federal (PF) na noite desta quarta-feira (28) em Vila Velha, na Grande Vitória. Segundo o senador Magno Malta (PL-ES), presidente do PL capixaba, seu correligionário foi detido enquanto participava de um culto em uma igreja evangélica. 

VEJA VÍDEO
Capitão Assumção destilou ataque homofóbico a professor antes de ser preso em igreja

A prisão ocorreu em decorrência de um mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da Procuradoria-Geral de Justiça do estado. Assumção, que é um bolsonarista ferrenho, já utilizava tornozeleira eletrônica por determinação anterior do ministro Alexandre de Moraes. Ele foi encaminhado à sede da Polícia Federal em Vila Velha. 

Segundo informações da assessoria de imprensa do partido do deputado, a prisão ocorreu sem revelação da motivação específica, mas ela estaria vinculada ao descumprimento de decisões judiciais anteriores. Capitão Assumção é alvo de investigações do STF por participar de atos golpista e integrar "milícias digitais" que divulgam fake news e ataques a ministros da Corte. 

Em dezembro de 2022, Assumção foi alvo de uma megaoperação da PF e, desde então, estava sob monitoramento de tornozeleira eletrônica. Entre outras sanções, Moraes havia imposto ao bolsonarista medidas restritivas, como proibição de deixar seu estado, utilizar redes sociais e conceder entrevistas. O parlamentar, entretanto, teria descumprido essas medidas.

Em fevereiro de 2023, durante uma sessão na Assembleia Legislativa, ele protagonizou uma cena bizarra ao retirar a tornozeleira eletrônica em pleno discurso, em desafio aberto à Justiça. O ato foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia. 

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo ainda não emitiu posicionamento oficial sobre o caso, mas o presidente Marcelo Santos afirmou estar acompanhando os desdobramentos de perto.

Magno Malta 

O senador Magno Malta (PL-ES) divulgou uma nota em nome do partido na qual confirma a prisão do deputado Capitão Assumção. 

Confira abaixo a íntegra: 

"Em nome do Partido Liberal no Espírito Santo, manifesto-me sobre o acontecimento desta noite envolvendo a prisão de um deputado de nossa sigla pela Polícia Federal. O deputado estadual Capitão Assumção, do PL, conservador e bolsonarista, foi detido nesta quarta-feira (28/02) enquanto estava na igreja. Assumção é membro da Maranata.

O deputado já enfrentou recentemente busca e apreensão; ele foi obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica por supostamente ter cometido "crime de opinião". Será que esse crime se refere à sua oposição à vacinação ou à sua crítica ao ativismo judicial?

Tal conduta não deveria ser considerada crime em um país democrático. Então, por que Assunção está agora usando uma tornozeleira e foi preso por expressar suas opiniões?

O PL-ES repudia veementemente essa ação. Até o momento, não estamos cientes do teor do mandado de prisão nem das razões que levaram a essa medida.

É preocupante ver tantas pessoas sendo presas por expressarem suas opiniões. Outros são detidos simplesmente por discordarem. O que exatamente estão fazendo ou dizendo para serem alvo de atos tão extremos?

Senador Magno Malta, presidente do PL-ES"