URGENTE

Caso Marielle: Lewandowski anuncia homologação da delação de Ronnie Lessa, que entregou mandantes

Pronunciamento do ministro da Justiça e Segurança Pública foi breve, mas anunciou que o crime está a um passo de ser solucionado; Conteúdo da delação premiada segue em segredo de justiça

Lewandowski durante o pronunciamento de 19/03/2024 / Marielle Franco.Créditos: Reprodução/Youtube e Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, acaba de fazer um pronunciamento no início da noite desta terça-feira (19) sobre as investigações acerca do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (Psol), morta em 14 de março de 2018 pelo ex-policial militar Ronnie Lessa. De acordo com as informações divulgadas pelo ministro, a delação premiada de Lessa, que promete entregar os mandantes do crime, já está homologada.

“Está homologada a colaboração premiada do ex-policial Ronnie Lessa, depois de ele ter passado no dia de ontem por uma audiência com o juiz auxiliar e o ministro Alexandre de Moraes, em que confirma todos os termos da delação premiada", disse o ministro.

Lewandoski então explica que a colaboração tramita em segredo de Justiça, e que não teve acesso a ela. Quem sabe o conteúdo da delação é o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal, além dos investigadores da PF e dos procuradores do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Rio de Janeiro que participam das investigações.

“O processo está agora nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, que dará seguimento e certamente, dentro em breve, nos dará os resultados daquilo que está sendo apurado pela Polícia Federal - que em um ano chegou a resultados concretos nessa investigação. Posso assegurar a todas as senhoras e senhores que esse processo seguiu estritamente o devido processo legal e em breve teremos resultados concretos”, finalizou o ministro.

Logo após o pronunciamento, Anielle Franco, irmã de Marielle e ministra da Igualdade Racial, usou as redes sociais para comemorar o anúncio.

“As notícias que acabam de sair com os avanços da investigação sobre o caso da minha irmã e do Anderson Gomes [que trabalhava como motorista da vereadora], nos dão fé e esperança de que finalmente teremos respostas para esse assassinato político, covarde e brutal. O anúncio do ministro Lewandowski a partir do diálogo com o Ministro Alexandre de Moraes é uma demonstração ao Brasil de que as instituições de Justiça seguem comprometidas com a resolução do caso. É mais um passo dado. Mas seguiremos acompanhando até o final e trabalhando para que nunca mais uma pessoa tenha a sua vida interrompida por ser quem é ou pelas ideias que defende. Somos muitas as brasileiras e brasileiros que acreditam que é possível”, disse a ministra.