ORCRIM BOLSONARISTA

Carla Zambelli: o vídeo que mostra que deputada pressionou "generais" por golpe de Bolsonaro

Deputada extremista será convocada pela PF para depor sobre o plano golpista. Nas redes, Zambelli desdenhou de depoimento do ex-comandante da Aeronáutica que relata pressão.

Carla Zambelli no ato com Bolsonaro em Pirassununga, quando pressionou Paulo Sergio Nogueira e Baptista Jr..Créditos: Clauber Cleber Caetano/PR
Escrito en POLÍTICA el

Citada no depoimento do brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior, de quem tomou uma invertida, Carla Zambelli (PL-SP) teve uma reação bizarra nas redes para se defender da sua participação na Organização Criminosa golpista de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o militar, a deputada extremista o abordou em cerimônia da Força Aérea Brasileira (FAB), em Pirassununga (SP), dizendo que "o senhor não pode deixar o presidente Bolsonaro na mão".

"Deputada, entendi o que a senhora está falando e não admito que a senhora proponha qualquer ilegalidade", fulminou o brigadeiro, reportando a tentativa de achaque ao ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, disse que Zambelli o havia abordado “de forma semelhante”.

Na rede X, a parlamentar desdenhou: "eu não sabia que Generais de alta patente aceitavam pressão de uma deputada de baixo clero". Emendando com ironia aos comandantes que denunciam a tentativa de golpe. "Nossas Forças Armadas já tiveram comandantes melhores".

Vídeo

No entanto, um vídeo que foi resgatado nas redes sociais mostra que Carla Zambelli afirmou que estava atuando pelo golpe pressionando os "generais de quatro estrelas".

O vídeo foi gravado por um dos apoiadores golpistas de Bolsonaro após as eleições no Congresso Nacional.

Nele, o bolsonarista pede à deputado "alguma notícia boa pra gente sair dessa aflição", em relação à expectativa de um golpe de Estado que pairava sobre os acampamentos de apoiadores do ex-presidente em frente aos quartéis generais.

"Eu fiz um vídeo, né? Pedindo para que os generais quatro estrelas tenham sensibilidade nesse momento. Eles precisam, primeiro, garantir a Lei e a ordem no nosso país e, em segundo lugar, garantir que nossa Constituição seja colocada em prática".

Em seguida, ela ataca o Supremo Tribunal Federal (STF). "E o que está acontecendo é que o guardião da nossa Constituição hoje, que é o STF, não tem guardado a nossa Constituição. Então cabe agora às Forças Armadas garantir a lei e a ordem", emendou.

Em seguida, ela volta a falar da estratégia de pressão sobre os "generais quatro estrelas" para o golpe.

"Então, a gente pede para que... Tudo indica que existem alguns generais de quatro estrelas que têm algum tipo de resistência, né? Então a gente pede para que eles pensem na possibilidade", diz.

Convocação pela PF

Diante da citação feita por Baptista Júnior, os investigados da Polícia Federal vão concovar a deputada Carla Zambelli, que já responde a diversos processos na Justiça, a depor sobre a organização criminosa golpista.

A informação foi divulgada por Malu Gaspar, no jornal O Globo deste sábado (16). Segundo a jornalista, "o cerco está se fechando contra Zambelli, que já foi indiciada pela PF em outra investigação, por ter participado, ao lado do hacker Walter Delgatti Neto, de um esquema que inseriu dados falsos no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – inclusive um mandado de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes".